Avaliação realizada pela Fundação
Itaú Social aponta maior envolvimento das famílias com a rotina de estudos e
impacto positivo na percepção dos responsáveis sobre o acolhimento das escolas
A Fundação Itaú Social realizou
avaliação do Programa Coordenadores de Pais, que vem sendo implementado em
escolas das redes de ensino Fundamental II e Médio de Goiás desde outubro de
2013. Os resultados demonstram que o Programa é eficaz ao contribuir para a
aproximação entre famílias, alunos e escolas.
A iniciativa aumentou em 6% o
envolvimento das famílias com a rotina de estudos, segundo a visão dos alunos.
Houve, ainda, um impacto positivo de 4% na percepção dos responsáveis sobre o
acolhimento das escolas em relação às famílias.
“É um resultado alinhado aos
objetivos que o Programa pretende alcançar em curto prazo: famílias mais
envolvidas com o dia a dia da escola e escolas mais integradas com a
comunidade”, afirma a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela
Dannemann.
O Coordenadores de
Pais é uma iniciativa da Fundação Itaú Social desenvolvida desde 2009 em redes
educacionais brasileiras com o objetivo de estimular a participação das
famílias no cotidiano escolar. Com foco na criação de elos entre a escola, a
família e a comunidade, o profissional que atua como Coordenador de Pais, em
geral também um membro da comunidade, desenvolve ações que auxiliam os
responsáveis a acompanhar e apoiar melhor o aprendizado dos filhos. Dentre
os objetivos do Programa em médio e longo prazo, destacam-se a redução dos
índices de absenteísmo, evasão e indisciplina, aumento da participação dos
familiares nas atividades propostas pela escola e a construção de um ambiente
mais acolhedor.
Em Goiás, o
Coordenadores de Pais foi implementado em outubro de 2013 em parceria com a
Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em nove escolas da
rede estadual dos municípios de Aparecida de Goiânia, Inhumas, Goiânia e
Anápolis. A avaliação econômica foi realizada no final de 2014, com a
iniciativa ainda em estágio piloto, a fim de gerar subsídios para o
aprimoramento e expansão como política pública na rede estadual de ensino,
assim como refinar a metodologia do Programa e sistematizar conhecimentos importantes
para a implementação em outras localidades no País. Além de Goiás, o
Coordenadores de Pais está sendo implementado na rede estadual do Espírito
Santo e municipal de Santos (SP).
A avaliação considerou dados do
período entre outubro de 2013 e dezembro de 2014, apurados em Grupo de
Tratamento e Grupo de Controle. O primeiro reúne alunos matriculados em escolas
participantes do Programa e o segundo, em escolas não participantes que possuem
características socioeconômicas semelhantes às tratadas. Os indicadores que se
referem à aproximação entre família, aluno e escola provêm de pesquisa de campo
realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE)
com 710 famílias (questionários aplicados a alunos e responsáveis,
separadamente).
“Avaliar dimensões tão subjetivas de
maneira quantitativa foi desafiador para a equipe da Fundação Itaú Social. No
entanto, não há outra alternativa caso queiramos encontrar métricas que deem
conta da educação em suas múltiplas dimensões, contextos e processos das
escolas – extrapolando, assim, competências específicas de disciplinas”,
observa o coordenador de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da Fundação
Itaú Social, Antonio Bara Bresolin.
Programa
Coordenadores de Pais (Aproximação Família-Escola)
O Programa Coordenadores de Pais é uma iniciativa da Fundação Itaú Social desenvolvida desde 2009 em redes educacionais brasileiras com o objetivo de estimular a participação das famílias no cotidiano escolar. Com foco na criação de elos entre a escola, a família e a comunidade, o profissional que atua como Coordenador de Pais, em geral também um membro da comunidade, desenvolve ações que auxiliam os responsáveis a acompanhar e apoiar melhor o aprendizado dos filhos.
Dentre
as funções do Coordenador de Pais estão:
· Auxiliar
na construção de estratégias de engajamento das famílias em reuniões e eventos;
· Acolher
os alunos e seus familiares nos momentos de entrada, saída e nos intervalos das
aulas;
· Realizar
reuniões domiciliares a alunos com maior risco de evasão;
· Estimular
alunos e famílias a realizarem ações voluntárias dentro da escola;
· Conectar
famílias, organizações da sociedade civil e equipamentos públicos, por meio do
estabelecimento de parcerias;
· Atender
famílias que procuram a escola com dúvidas.
Impactos
pretendidos pelo Programa:
A
metodologia foi sistematizada em guias (para as escolas, para as secretarias de educação e para os Coordenadores de Pais), que auxiliam sua disseminação junto
a Secretarias de Educação interessadas na implantação.
Atualmente, o
Programa está sendo realizado em parceria a secretaria municipal de educação de
Santos (SP) e com as secretarias estaduais de Goiás e do Espírito
Santo.
A Fundação Itaú Social
A trajetória da
Fundação Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de
Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em
2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição da Fundação
Itaú Social, contribuindo com o desafio de garantir educação de qualidade
às crianças e jovens das escolas públicas brasileiras.
Por meio de uma
abordagem sistêmica e atuando em parceria com as três esferas de governo,
empresas e organizações da sociedade civil, a Fundação Itaú Social trabalha
em quatro eixos: Educação Integral, Gestão Educacional, Mobilização Social e
Avaliação Econômica de Projetos Sociais.
Avaliação
Econômica de Projetos Sociais - Atua para aprimorar
o investimento social medindo seu impacto e calculando o retorno econômico. A
área é responsável por avaliar as ações da Fundação Itaú Social e outras
políticas públicas externas, além de promover a formação profissional em
avaliação.
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Fonte: Assessoria de Comunicação / Daniela Martins