Plateias lotadas,
público caloroso e boas críticas da imprensa internacional marcaram a breve,
porém intensa, passagem da Osesp pela Europa nos Concertos Internacionais 2016.
Convidada a participar de importantes festivais, a Osesp foi a primeira orquestra
brasileira a se apresentar no Festival de Edimburgo, na Escócia, e no Festival
de Lucerna, na Suíça, além de ser a primeira a retornar aos Proms (onde tocou,
em 2012), em Londres, Inglaterra.
Foram quatro
concertos, 7,4 toneladas de equipamentos e 106 pessoas no total, incluindo 92
músicos, 14 integrantes da equipe de apoio (técnica, produção, Centro de
Documentação Musical, inspetor de orquestra e direção). O repertório incluiu
obras dos compositores brasileiros Marlos Nobre (que teve a estreia europeia de
sua peça Kabbalah) e Heitor Villa-Lobos, além de grandes mestres do
repertório sinfônico europeu, e ainda uma seleção de compositores icônicos da
música popular brasileira, como Pixinguinha, Dorival Caymmi e Tom Jobim,
especialmente para o Late Night Prom.
A Osesp começou a
turnê pelo Festival Internacional de Edimburgo (22/08), um dos mais
tradicionais da Europa, fundado em 1947, e que reúne o melhor da música
clássica, da ópera, da dança e do teatro produzidos ao redor do mundo. O concerto
teve a participação do Edinburgh Festival Chorus, tradicional coro que integra
o Festival escocês. A plateia no Usher Hall (2.300 pessoas) aplaudiu de pé a
Orquestra por dez minutos, que agradeceu com dois bis.
Depois rumou para
Londres, para o prestigiado Festival BBC Proms – o maior
festival de música clássica do mundo –, criado em 1895, cujo nome “Promenade
Concerts” (que gerou o apelido “Proms”) se deve aos concertos com ingressos
baratos, para plateia de pé, geralmente com lotação esgotada. A Orquestra
fez duas apresentações seguidas no mesmo dia (24/08), com programas diferentes.
A primeira, na programação principal do Proms e, a segunda, dentro da cultuada
série Late Night Proms. Os concertos tiveram a participação da consagrada
pianista venezuelana Gabriela Montero, como solista convidada, além de 17
músicos da Jazz Sinfônica, que tocaram junto com a Osesp um repertório somente
de música popular brasileira. Mais uma vez, o público, que lotou o Royal Albert
Hall (6.000 pessoas), aplaudiu de pé a Orquestra, que tocou dois bis no
primeiro concerto e três no segundo.
No
encerramento dos Concertos Internacionais 2016, a Osesp faz sua estreia no Festival
de Verão de Lucerna, na Suíça, também tendo como solista a pianista
Gabriela Montero. Criado em 1938, o Festival reúne as maiores estrelas da
música de concerto internacional para tocar na charmosa região situada às margens do Lago Lucerna, rodeado por belas
montanhas. O tema desta edição foi “PrimaDonna” e explorou o papel
das mulheres na música de concerto. A apresentação da Osesp lotou o imponente
KKL (1.800 pessoas), com aplausos do público em pé e três bis da Orquestra.
De volta ao Brasil,
a Osesp continua a Temporada 2016 trazendo como grande novidade a estreia da
figura de “Artista Associada” – nada menos que a extraordinária contralto e
regente francesa Nathalie Stutzmann –, que participará de um
encontro com o público pela série “Música na Cabeça” (15/09), comandará dois
programas diferentes (15 a 17/09; e 22 a 24/09), além de um Concerto Matinal
Gratuito (25/09).
A presença da Osesp
em relevantes festivais internacionais na condição de orquestra convidada
reforça a importância do investimento do Governo do Estado de São Paulo em seu
projeto de excelência artística, e permite mostrar ao público internacional uma
imagem representativa da cultura brasileira e paulista.
Os Concertos
Internacionais Osesp 2016 têm patrocínio exclusivo da BM&FBOVESPA, que cobriu todas as
despesas de viagem da Orquestra. O projeto foi totalmente financiado pela
BM&FBOVESPA, com orçamento previsto de R$ 5,5 milhões. O novo
investimento da Bolsa na disseminação da cultura contempla um rol de
iniciativas da companhia em ações pela cidadania. A empresa já promove a
educação financeira por meio do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e o
investimento social pelo Instituto BM&FBOVESPA.
Ouça o concerto da
Osesp no BBC Proms:
Ouça o concerto da
Osesp e Jazz Sinfônica no Late Night Proms:
Conheça os
bastidores do Proms no dia dos concertos da Osesp:
Assista matéria sobre
a Osesp no BBC Proms no Jornal Hoje (TV Globo):
Leia uma seleção de
trechos de resenhas publicadas até o momento:
- Sobre os
concertos no BBC Proms 2016
“Rachmaninov’s Symphonic Dances found Alsop and the
orchestra at their best, the wind section in particular. (...) Alsop’s
sensitivity caught the elusive mix of elegy and experiment that characterises
Rachmaninov’s last orchestral score.”
As Danças
Sinfônicas de Rachmaninov encontraram Alsop e a orquestra em seu
melhor momento, especialmente no naipe de sopros. (...) A sensiblilidade de
Alsop capturou a elusiva mistura de elegia e experiência que caracteriza esta
última composição orquestral de Rachmaninov.
Martin Kettle, The Guardian, 25/08/16
Leia a resenha completa: https://www.theguardian.com/music/2016/aug/25/prom-51-sao-paulo-so-marin-alsop-review-gabriela-montero
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“The superb string section of the São Paulo Symphony Orchestra (OSESP)
performed it with warmth, clarity and fluidity and with fine shaping from
Alsop.”
O ótimo naipe de cordas
da Osesp interpretou [o Prelúdio das Bachianas nº 4] com um calor,
clareza e fluidez, refinadamente lapidado por Alsop.
Mark Thomas, Bachtrack, 25/08/16
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“The Sao Paolo SO displayed impressive ensemble skills in their
compatriot Marlos Nobre’s Kabbalah, and a fabulously textured string sound in
the Prelude of Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras No. 4.”
A Osesp mostrou uma
impressionante noção de conjunto em Kabbalah de Marlos Nobre,
e uma fabulosa textura na sonoridade das cordas no Prelúdio das Bachianas
Brasileiras nº 4 de Villa-Lobos.
Barry Millington, Evening Standard, 25/08/16
Leia a resenha completa: http://www.standard.co.uk/goingout/arts/proms-2016-sao-paolo-soalsop-review-elgar-meets-scott-joplin-for-a-night-of-improvisation-a3329081.html#gallery
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“The second half opened with the prelude of the fourth of
Villa-Lobos’ Bachianas
Basileiras. (…) The SPSO’s strings produced beautifully
layered textures and elegantly shaped lines while unearthing the highly
expressive heart of the material. The SPSO’s leader, Emmanuele Baldini, played
the violin solos with enormous eloquence while Alsop coaxed an impressive range
of dynamics and sonorities from the players.”
A segunda metade do
concerto abriu com o “Prelúdio” das Bachianas Brasileirasnº 4 de
Villa-Lobos. (...) As cordas da Osesp apresentaram belas texturas e linhas
elegantes, revelando a grande expressividade da peça. O spalla Emmanuele
Baldini interpretou os solos de violino com enorme eloquência, enquanto Alsop
extraía dos músicos uma impressionante gama de dinâmicas e sonoridades.
Robert Beattie, Seen and Heard International, 26/08/16
Leia a resenha
completa: http://seenandheard-international.com/2016/08/the-sao-paulo-symphony-orchestra-and-marin-alsop-make-a-colourful-return-to-the-proms/
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“Sao Paolo made an impressive Proms debut with some delicious
concertmaster solos.”
Concerto impressionante da Osesp nos Proms, com solos deliciosos do spalla [Emmanuele Baldini].
Concerto impressionante da Osesp nos Proms, com solos deliciosos do spalla [Emmanuele Baldini].
Norman Lebrecht, Facebook, 24/08/16
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“Brazilian composer Marlos Nobre's 2003-04 "Kabbalah," played
by the Sao Paulo Symphony Orchestra led by Marin Alsop, sent bursts of Latin
American rhythmic exhilaration bouncing about the cavernous auditorium. A Proms
favorite, Alsop kept the Brazilian beat going with a smidgen of Villa-Lobos and
encores that ushered in a late-night jazz jam by her and members of her
orchestra.”
Kabbalah, do compositor
brasileiro Marlos Nobre, com a Osesp regida por Marin Alsop, contagiou o
público com alegres rítmos latino-americanos. Um das favoritas do Proms, Alsop
apresentou também um pouco de Villa-Lobos e bis que anteciparam a “jam” no
concerto da Late Night.
John von Rhein, Chicago Tribune, 30/08/16
Leia a resenha
completa: http://www.chicagotribune.com/entertainment/music/vonrhein/ct-classical-london-proms-ent-0831-20160830-column.html
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“By the end
of the BBC Proms next week, there will have been 75 concerts this
season. Just eight will have been conducted by women (…). Ms Alsop
had charge of two Proms last week with the São Paulo Symphony Orchestra, of
which she is principal conductor.”
Ao término do BBC
Proms, na próxima semana, terão sido apresentado 75 concertos nesta edição.
Somente oito deles foram conduzidos por mulheres (...). Marin Alsop esteve à
frente de dois programas com a Osesp, da qual é regente titular.”
The Guardian, Editorial, 29/08/16
- Sobre o concerto
no Festival Internacional de Edimburgo:
“(…) but it is true that their strings seemed to find something a bit
unusual to say about the symphony’s strident opening, casting it in a new,
softer light that nevertheless remained commanding. They were magical in
the slow movement, too, seeming to evoke a whole universe of unspoken grief
with a harder edge of suffering in the central section.”
(...) mas também é
verdade que as cordas pareciam ter descoberto algo de inusitado para dizer
sobre a ruidosa abertura da sinfonia [Quinta de Shostakovich],
colocando-a sob uma luz nova, mais suave, e que ainda assim se sobressaía.
Foram também mágicas no movimento lento, parecendo evocar todo um universo de
angústia silenciosa, mas não menos áspera, na seção central.
Simon Thompson, Seen and Heard International, 23/08/16
Leia a resenha
completa: http://seenandheard-international.com/2016/08/sao-paulo-symphony-orchestra-brings-brazilian-flavour-to-edinburgh-festival/
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“Shostakovich’s Fifth Symphony was taught, direct and
vibrant, superbly paced to ramp up tension and hit climaxes blazing.”
A Quinta
Sinfonia de Shostakovich foi tocada de forma direta e vibrante, com
andamento extraordinariamente bem executado para fazer crescer a tensão até o
clímax, de forma eletrizante.
Kate Molleson, Herald Scotland, 23/08/16
Leia a resenha completa: http://www.heraldscotland.com/arts_ents/music/14698752.Festival_Music_review__Sao_Paolo_Symphony_Orchestra__Usher_Hall__Edinburgh/
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“Alsop and the São Paulo SO gave a barnstorming account of the work,
energetically passionate, serious and life-affirming. (…)The string playing was
rich, dynamic and passionate from delicate solos and ensembles to vigorous
unison. Lively woodwinds and solid brass added depth and darkness, yet jollity
too with mischievous rubato in the second movement marionette-like waltz.”
Alsop e a Osesp
mostraram uma performance empolgante da obra [Quinta Sinfonia de
Shostakovich], energicamente apaixonada, séria e vital. (...) A interpretação
das cordas foi rica, dinâmica e apaixonada, desde os solos delicados até os
uníssonos vigorosos. Os sopros vivazes e os maciços metais acrescentaram profundidade
e, ainda, alegria ao malicioso rubato da valsa do segundo movimento.
David Smithe, Bachtrack,
23/08/16
Leia a resenha
completa: https://bachtrack.com/review-alsop-sao-paolo-edinburgh-festival-august-2016
- Sobre o concerto
no Festival de Verão de Lucerna:
"Fine Debut at the Festival for Marin Alsop and São Paulo Symphony Orchestra."
Ótima estreia no Festival para Marin
Alsop e Osesp.
John Rhodes, Seen
and Heard International, 28/08/16
Leia a resenha completa: http://seenandheard-international.com/2016/08/fine-debut-at-the-festival-for-marin-alsop-and-sao-paulo-symphony-orchestra/
Leia a resenha completa: http://seenandheard-international.com/2016/08/fine-debut-at-the-festival-for-marin-alsop-and-sao-paulo-symphony-orchestra/
Fonte:
Fernando Freitas / Comunicação - Imprensa