CARTA AO LEITOR
Nesta primeira edição de 2016, o periódico ENSINO EM RE-VISTA
tem a grata satisfação de publicar artigos, uma resenha e uma entrevista
que discutem temas relevantes para a Educação. Os múltiplos olhares sobre
a docência universitária possibilitará ao leitor uma imersão histórica,
política e metodológica em relação às questões atuais sobre a formação do
professor universitário.
Este número, especificamente, traz o dossiê temático Docência
universitária: dimensões teóricas e pressupostos da prática, que teve amplo
espaço nesta edição devido a sua complexidade e emergência. Há, como
poderão verificar os leitores, a expressiva participação da pesquisadora Ilma
Passos Alencastro Veiga, por meio de uma entrevista gentilmente concedida
à organizadora do dossiê. São possibilitadas, desse modo, ao público
acadêmico, a ampliação e aprofundamento de novas e profundas reflexões
sobre essa temática
Agradecemos à Doutora Silvana Malusá e ao Doutor Guilherme
Saramago pela organização e coordenação deste dossiê, e pelo dedicado e
minucioso trabalho de acompanhamento de todo o processo de avaliação e de
editoração. Além dos artigos que compõem o dossiê, especialmente
apresentados por Malusá e Saramago, a revista conta com outros artigos na
seção Varia, considerados também como de alto nível de produção
acadêmica, porque abordam diversos de interesse temas para a Educação e,
certamente, para os leitores deste periódico.
Convido a todos a apreciar novo layout da revista, também objeto dos
editores sempre atentos aos processos de melhoria e de qualificação do
periódico, uma vez que a formatação digital exige frequentes adequações. A
atual equipe editorial deixa aqui registrado os agradecimentos ao Doutor
Marcos Daniel Longhini e a todos os membros da equipe coordenadora das
últimas edições.
Quero agradecer a confiança depositada pelos autores de todo país e
do exterior, cujas contribuições são publicadas neste novo número, bem como
convidar os demais colegas da área a submeterem seus textos para avaliação
e a continuarem a promover debates significativos em Educação. A versão
eletrônica da Revista pode ser acessada pelo site
Adriana Pastorello Buim Arena