HAICAI É SUCESSO NO INCENTIVO À LEITURA
E.M. CHICO SEVERINO, DE SANTA BÁRBARA LANÇARÁ LIVRO DE HAICAIS
PROJETO HAICAIS EM TELA
Pintura e poesia foram essas as expressões artísticas – capazes de retratar a realidade, que a professora Claydes R. R. Araújo (E. M. Chico Severino) escolheu para envolver seus alunos do PROEJA – FIC.
A forma poética e leve do haicai, surgida no Japão no séc. XVI chegou à E. M. Chico Severino em 2011 pelos poetas aldravistas: Andreia Donadon Leal, J. B. Donadon Leal, J.S.Ferreira e Gabriel Bicalho e desde então, os haicais são usados como instrumentos para construção de conhecimento. Através deles, os alunos são incentivados a observar, pesquisar, analisar pequenos detalhes, confrontar informações, anotar experiências, rever conceitos, agregar novos valores... e quase sem perceber, vão alargando seus horizontes, adquirindo uma nova visão de vida e de mundo e se aproximando da natureza.
A poesia do haicai nasce diretamente da experiência do aluno/poeta, é resultado de um momento de percepção vivenciado e esse momento é retratado em imagens e/ou palavras, com linguagem simples, nos ensinando a olhar e sentir de modo diferente os aspectos da natureza e da vida.
O projeto colabora ainda para aprimorar o interesse dos alunos – em grande maioria neoleitores, pela leitura e escrita de textos breves.
O livro de haicais dos alunos será lançado em agosto ou setembro e contará com prefácio do Prof. Dr. J.B.Donadon-Leal, capa e ilustrações da artista plástica, Deia Leal.
Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana
Diretora de Projetos do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais-Minas Gerais
Presidente Fundadora da ALB-Mariana
PRODUÇÃO DE HAICAIS EM TELA