quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Osesp e pianista Eduardo Monteiro interpretam Beethoven

Dando continuidade à série de transmissões ao vivo, diretamente do palco da Sala São Paulo, sem público na plateia, a Osesp apresenta dois programas, tendo como destaque os Concertos para Piano nº 3 e nº 4 de Beethoven. Sob a regência de Emmanuele Baldini e tendo o pianista Eduardo Monteiro como solista, os concertos acontecem nos dias 21/08 (sexta), às 19h, e 22/08 (sábado), às 16h30, incluindo no repertório duas peças de Haydn: a Sinfonia nº 74, na sexta, e a Sinfonia nº 83 - A Galinha, no sábado.

E vem aí, no dia 28/08 (sexta), às 19ha estreia mundial de Cartas Portuguesas, de João Guilherme Ripper, monodrama baseado nas cartas de amor escritas por Mariana Alcoforado, freira do convento de Beja. A soprano Camila Titinger interpreta a personagem principal; a direção cênica é de Jorge Takla; e a regência, de Roberto Tibiriçá. A composição inédita dá continuidade à parceria da Osesp com a Fundação Gulbenkian de Lisboa. A Sinfonia nº 36 – Linz, de Mozart, completa o programa.

Todos os concertos serão transmitidos gratuitamente pelas mídias sociais da Osesp:  YouTube (youtube.com/videososesp), Facebook (facebook.com/osesp/) e Instagram (instagram.com/osesp_/). A gravação ficará disponível nos canais digitais da Osesp, assim como as dos demais concertos dessa série.

A Osesp iniciou nos dias 01, 07 e 08/08, uma série de transmissões ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, sem público na plateia. No dia 14/08, mais um concerto dessa série, sob a regência de Cláudio Cruz, deu sequência à programação.

Para garantir a segurança e a preservação da saúde de todos os músicos e demais funcionários envolvidos nas transmissões, a Fundação Osesp estruturou um cuidadoso Protocolo de Segurança Sanitária, respeitando as normas de higiene e distanciamento necessários à contenção da propagação da Covid-19. O protocolo conta com a consultoria e o processo de certificação Safeguard do Bureau Veritas, empresa que é referência mundial, com mais de 190 anos de atividades e reconhecidos serviços de avaliação de conformidade e certificação utilizados por grandes organizações nacionais e internacionais.
  
A Osesp aguarda o momento adequado de reencontrar o público em sua casa, a Sala São Paulo, de acordo com a decisão da Prefeitura do Município de São Paulo de abertura das salas de espetáculos somente na fase verde do Plano São Paulo e com os parâmetros anteriores estabelecidos pelo Governo do Estado. Enquanto isso não acontece, espera que, com essa série de transmissões, consiga levar um pouco da arte e da esperança compartilhadas durante esses encontros. 

Assista vídeo com os bastidores da preparação dos concertos online:


PRÓXIMAS TRANSMISSÕES AO VIVO | AGOSTO 

21/08 (sexta), 19h
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
EMMANUELE BALDINI regente e direção musical
EDUARDO MONTEIRO piano
HAYDN Sinfonia nº 74 em Mi bemol maior
BEETHOVEN Concerto nº 3 para Piano em dó menor, Op.37


22/08 (sábado), 16h30
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
EMMANUELE BALDINI regente e direção musical
EDUARDO MONTEIRO piano
HAYDN Sinfonia nº 83 em sol menor - A Galinha
BEETHOVEN Concerto nº 4 para Piano em Sol maior, Op.58


28/08 (sexta), 19h
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - OSESP
ROBERTO TIBIRIÇÁ regente
CAMILA TITINGER soprano
JORGE TAKLA direção cênica
Raquel Paulin soprano
Luiza Willert soprano
Érika Muniz soprano
RIPPER Cartas Portuguesas [co-encomenda SP-LX Nova Música, estreia mundial]
MOZART Sinfonia nº 36 em Dó maior, KV 425 – Linz


Saiba mais sobre a obra de Beethoven na Revista Osesp, Edição 2020:


SALA SÃO PAULO DIGITAL

Sala São Paulo Digital tem oferecido uma diversificada programação online veiculada pelos canais de mídias sociais da Fundação Osesp, desde a suspensão das atividades presenciais, em 14 de março, por conta da pandemia. São gravações de concertos de temporadas passadas, apresentações dos músicos da Orquestra e do Coro em suas próprias casas, além de uma série de lives, em que músicos e convidados falam ao vivo sobre diversos temas ligados à música.

Essa programação, no período de 16 de março a 9 de agosto, resultou nos seguintes números de audiência:  

§  Mais de 4 milhões de minutos de vídeo foram assistidos, somando os canais da Osesp e da Sala São Paulo no YouTube;
§  Nos perfis e canais onde os vídeos das diversas séries foram postados na íntegra, estes foram vistos cerca de 1,1 milhão de vezes;
§  Nas páginas da Sala São Paulo e da Osesp no Facebook, somadas, as publicações obtiveram um alcance de aproximadamente 5,2 milhões de usuários (não únicos; trata-se das vezes os conteúdos foram vistos nos feeds dos usuários);
§  No Instagram, o alcance de ambos os perfis somados foi de quase 2,2 milhões de usuários (não únicos; trata-se das vezes os conteúdos foram vistos nos feeds dos usuários).

Números de publicações de cada série até o momento:

§  Osesp em Casa: 56 vídeos com os músicos tocando de suas casas;
§  Concerto Digital: 8 apresentações completas;
§  Acervo Osesp: 37 vídeos de obras na íntegra interpretadas pela Osesp e convidados;
§  Música na Cabeça — Lives da Osesp: 6 conversas entre membros da Osesp e convidados.

Enquanto a Temporada 2020 não é retomada, temos a satisfação de continuar levando música não só para todo o público da Osesp, mas também para um grande número de novos espectadores.

Acesse: 


A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, sob gestão da Fundação Osesp.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Osesp / Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.