terça-feira, 6 de março de 2018

UFMG: Projeto vai exibir filmes sobre a relação entre tempo, memória e lugar

Iniciativa da BU estreia nesta quarta com documentário sobre a destruição da biblioteca de Sarajevo

Nesta quarta-feira, 7, às 10h, a exibição do filme Cicatrices de Sarajevo, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, marca a estreia do projeto Filmes, Livros & Bibliotecas. Dirigido por José Antonio Guardiola e premiado pela Unicef, o documentário retrata a destruição da Biblioteca Nacional de Sarajevo durante a guerra na Bósnia, em 1992. Em uma tentativa de evitar novos episódios como esse, foi criado o Programa Memória do Mundo da Unesco. 
Serão projetados, na primeira quarta-feira de cada mês, filmes de animação, curtas e documentários que tratam de livros e bibliotecas e que envolvem as relações entre memória, lugar e tempo. As exibições ocorrerão no auditório do quarto andar da Biblioteca Central, das 10h às 11h30, com exceção do filme Cicatrices de Saravejo, que será exibido no próprio setor de obras raras, também localizado no quarto andar da Biblioteca Central.
“Além das exibições, queremos proporcionar um espaço para divulgar documentos da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras que possam fomentar discussões acerca dos filmes apresentados”, explica  a bibliotecária Diná Araújo, coordenadora do projeto e do setor.
Após exibição do documentário nesta quarta, o público presente poderá conhecer o Testamento de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel, documento que recebeu, no ano passado, o selo do Programa Memória do Mundo da Unesco.
Programação
No dia 4 de abril, será exibida a animação O segredo de Kells, no auditório do quarto andar da Biblioteca Central. O curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris é a atração do dia 2 de maio. No dia 6 de junho, será a vez do curta A biblioteca, de Jason La Motte. Para finalizar as atividades do primeiro semestre, será exibido, em 4 de julho, o filme Toda a memória do mundo, de Alain Resnais. 

Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4615.
Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.