terça-feira, 22 de junho de 2021

Do Heliocentrismo a 2021...


Do Heliocentrismo a 2021...

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Há 388 anos, em 22 de junho de 1633, Galileu Galilei era sentenciado pela Inquisição, por sua defesa a teoria Heliocêntrica, na qual o Sol era o centro do universo. O curioso é que, em pleno século XXI, o Negacionismo científico tenta ressurgir com a mesma intensidade. Então, eu me questiono se valeram a pena todos os esforços Mercantilistas, os quais acumularam riqueza suficiente para impulsionar o Capitalismo no mundo e, por consequência, as Revoluções Industriais; visto que, a Ciência se apresentava como a grande inimiga do poder. É ou não é contraditório?

Admitindo ou não, as Ciências é que sustentaram o capitalismo até aqui; sobretudo, no campo das tecnologias. Nada precisou mais delas do que as Revoluções Industriais. A 1ª iniciada na Inglaterra, na 2ª metade do século XVIII, consolidou a invenção da máquina a vapor que possibilitou alavancar a produção têxtil. De modo que, tecidos e roupas antes saídos dos teares manuais, passaram a ser produzidos por grandes máquinas, em larga escala. Assim, a industrialização rearranjou a sociedade, a geografia e a economia. Surgiram profissões, cidades, e uma demanda consumidora em franca expansão, dentro e fora da Europa.

E tomada pelo vigor das novidades, a sociedade urbanoindustrial aspirava mais. Então, diante da 1ª Guerra Mundial, surge a 2ª Revolução Industrial, que se expande para outros países, além da Inglaterra.  Novas técnicas e meios de produção. Ela abre espaço para o aço, o petróleo e a energia elétrica, que desencadearam novos modos de organização da produção industrial, visando produzir mais, com menor custo e tempo, ou seja, a racionalização do trabalho. 

Mas, passada a 2ª Guerra Mundial, ganha força a 3ª Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Tecnocientífica Informacional. O que significa que as indústrias e a sociedade passaram a viver a realidade científica. Robótica, Genética, Informática, Telecomunicações, Eletrônica e outras áreas do conhecimento vieram modificar o sistema produtivo, pelo emprego de tecnologias cada vez mais avançadas e a demanda de mão de obra altamente qualificada.

Até que, desembarcamos na 4ª Revolução Industrial ou Revolução 4.0. Ela representa a transição tecnológica para os Sistemas Ciber-Físicos (Cyber-physical system – CPS) – compostos por elementos computacionais colaborativos com o intuito de controlar entidades físicas, a Internet das Coisas – a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, e a Computação em Nuvem – armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador.

E porque chegamos a esse ponto é porque a Ciência sempre fez parte da humanidade. Por curiosidade ou por interesses diversos, fazer Ciência sempre foi princípio fundamental para os povos. Começou na pré-história, depois os Sumérios, os Egípcios, os Gregos, os Indianos, os Chineses, os Islâmicos, até alcançar a Idade Média e o Renascimento. Aliás, considerando alguns aspectos do cotidiano contemporâneo, vale ressaltar que se temos papel, imprensa, papel-moeda, macarrão, pólvora, seda e garfo 1, foi pelo espírito científico dos chineses, viu?!

De modo que para sermos Negocionistas, em 2021, teríamos primeiro, que apagar a história da humanidade, e segundo, abdicar de todos os confortos que as Ciências nos proporcionaram até aqui; incluindo, riqueza, poder e status. Quando você fica sem sinal de internet, ou quando o caixa eletrônico está fora do ar, ou quando o ar condicionado entra em pane, ... você resmunga, xinga, esbraveja, mas não pensa que o seu mundo é regido pela Ciência, não é mesmo? Pois é. Então, de onde vem esse espírito inquisidor, que baixou em uns e outros por aí, e decidiu fazer uma “caça às bruxas” contra a Ciência? 

Apesar da Pandemia, se o mundo melhorou os índices de expectativa de vida é por conta da Ciência. Investimentos em pesquisas sólidas e bem fundamentadas trouxeram novos medicamentos, novas linhas terapêuticas, novos equipamentos, novas técnicas cirúrgicas, novos conhecimentos sobre diversas áreas do corpo humano.

Centros de pesquisa renomados ao redor do mundo se debruçam sobre descobertas importantíssimas a respeito de doenças que afligem à humanidade; tais como, o Ebola, o Alzheimer, diversos tipos de Câncer, a AIDS, e, mais recentemente, o Sars-Cov-2. Tratam-se de estudos que após vasta e profunda avaliação se tornam consensos pela comunidade científica internacional e, por essa razão, vêm balizando a Ciência e afastando riscos e perigos advindos de práticas inconsistentes e equivocadas metodologicamente. 

Ao que me parece, então, a nova “Inquisição” não só quer queimar metaforicamente os cientistas que discordam das narrativas e discursos leigos; mas, afastar obstáculos que possam prejudicar os planos de poder. Do mesmo modo que a Inquisição romana, que buscou tão somente garantir o poder católico no mundo, o que vemos agora é a tentativa de manutenção do poder burguês contemporâneo.

Por isso, concordo com Isaac Asimov, quando ele afirma que “O aspecto mais triste da vida atual é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria”, porque “Nada serviu tanto o despotismo como as ciências e os talentos” (Fiódor Dostoiévski, “Os Possessos” ou “Os Demônios”).

No fim das contas, a verdade é que o Heliocentrismo de Galileu acabou contestado mais uma vez, para espanto geral. O centro do universo, agora, é o poder. É em torno dele que orbita a existência humana, com seus valores, seus princípios, seus conhecimentos, ou a falta absoluta de todos eles.

Um comentário:

  1. SIM OS NEGACIONISTAS NÃO ENXERGA UM PALMO ALÉM DO NARIZ ,OBRIGADA GOSTO MUITO DESTA LEITURA.

    ResponderExcluir

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.