domingo, 18 de novembro de 2018

Palestra O que é racialização? → Mês da Consciência Negra

Como determinados grupos sociais se tornam “raças” ou algumas características físicas e culturais são percebidas enquanto tais?

Responder a essa pergunta é objetivo central da palestra. O conceito que foi originalmente cunhado por Franz Fanon na obra Os Condenados da Terra tem sido recuperado por historiadores e cientistas sociais para examinar problemas diversos como a naturalização das desigualdades sociais e a atribuição de estereótipos à determinados grupos sociais.
Em nossa palestra focaremos os processos que produzem essas realidades na sociedade brasileira tomando como exemplo conjunturas chaves como o período pós-abolição e o contexto político atual.

Palestra | O que é racialização?
Matheus Gato1
Sábado, 24/11/2018 das 11:00 às 13:00
R$ 40,00
30 vagas por ordem de inscrição




1 Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, (2013). Visiting Scholar pela Harvard University, (2017-2018). Realiza pós-doutorado na USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de relações raciais, sociologia política e da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.