sexta-feira, 24 de junho de 2011

UFMG sediará conferência internacional sobre saúde da população urbana

Até 30 de junho está aberto o processo de submissão de trabalhos a serem apresentados na 10ª Conferência Internacional sobre Saúde da População Urbana (ICUH), que será realizada na Faculdade de Medicina da UFMG, de 1 a 5 de novembro.
Com o tema Ações da saúde urbana direcionadas à equidade, o evento enfocará as consequências positivas advindas das intervenções de saúde urbana, bem como as políticas sociais e de saúde pública necessárias para resolver tais questões. Segundo os organizadores, “a conferência irá abordar como os governos podem desenvolver e implementar políticas que melhorem a saúde de todos os residentes urbanos e reduzir as desigualdades urbanas”.
Tais questões serão analisadas em diversos setores, como serviços de saúde, violência e segurança, mobilidade, habitação e infraestrutura, saúde reprodutiva e materna, os determinantes sociais da saúde e populações vulneráveis, dentre outros.
A ICUH é um fórum anual de caráter internacional composto por cientistas, técnicos, gestores e organizações da comunidade para trocar ideias, experiências e progressos da investigação e prática que promovam a saúde dos indivíduos que vivem em áreas urbanas. É patrocinada pela Sociedade Internacional para a Saúde Urbana (ISUH), fundada em 2002, sediada na Academia de Medicina de Nova Iorque.
Na UFMG, o evento é coordenado pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), do Grupo de Pesquisas em Epidemiologia (GPE/CNPq). Cadastrado no CNPq desde 1995, é fruto de parceria entre a Faculdade de Medicina e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi fundado em 2002, com a missão de capacitar pesquisadores objetivando desenvolver estudos sobre a saúde da população vivendo em grandes centros urbanos, especialmente em áreas de intensa urbanização associadas às desigualdades intra-urbanas, com objetivo de fornecer subsídios ao planejamento de ações para a promoção da saúde.

Mais informações podem ser obtidas no http://www.ufmg.br/online/arquivos/019634.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.