Com a exposição Portinari Imagens do Brasil, foi inaugurado em novembro de 2003, o Espaço Furnas Cultural hoje chamado Espaço Cultural Eletrobras Furnas na sede da Empresa, em Botafogo, Rio de Janeiro. O Espaço desenvolve ações no campo das artes, possibilitando à Empresa ser facilitadora da difusão e inclusão cultural, abrindo a galeria para a mostra de artistas novos e consagrados, sempre com um viés socialmente responsável.
Para isso a Eletrobras Furnas apoia, patrocina e promove múltiplas manifestações culturais cujo foco contribua para construção da identidade cultural brasileira, valorização da cultura popular e inclusão social, regionalização e interiorização da cultura.
O reconhecimento e a valorização da cultura são fundamentais para o desenvolvimento dos povos em um sentido amplo: a cultura se junta aos temas sociais e ambientais para formar os pilares básicos para dar significado mais efetivo e abrangente a uma nova noção de desenvolvimento e sustentabilidade.
Constituído por um Espaço de Convivência Herbert de Souza, ideal para eventos como lançamentos de livros, rodas de leitura e performances - e, também, por duas galerias: uma ocupando o hall inferior e outra, o superior - que acolhem exposições de fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho, instalação, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias -, o Espaço também conta com o Auditório Principal da Empresa para espetáculos, palestras, encontros e debates.
Saiba mais em
http://www.furnas.com.br/espaco_furnas_cultural2.asp