quarta-feira, 27 de abril de 2011

Literatura: A importância do Pen Club

PEN (abreviatura de Poets, Essayists and Novelists, frequentemente usado: International PEN ou PEN club) é um clube internacional de escritores fundada em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott.
O novelista e dramaturgo inglês John Galsworthy foi o primeiro presidente da organização que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade internacional de escritores.
Atualmente, a organização é composta por 144 centros em 102 países. Atual presidente é Jiří Gruša, poeta e político tcheco.
O clube PEN é co-fundador do prêmio literário PEN/Faulkner Award, estabelecido em 1981.



O PEN Clube do Brasil, fundado no dia 2 de abril de 1936, na cidade do Rio de Janeiro, é o centro brasileiro do PEN Internacional e destina-se a congregar escritores e profissionais da palavra do país com vistas a estimular a criação literária, a concepção universalista dos bens da cultura e a defender a liberdade de expressão.
É uma associação civil, de caráter cultural e não governamental, sem fins lucrativos, com prazo de duração ilimitado, regendo-se pelo presente Estatuto e pelas leis do País.
Têm foro e sede própria na Praia do Flamengo nº 172, 9º, 10º e 11º andares, na cidade do Rio de Janeiro.
O PEN Clube integra o sistema do PEN Internacional, sediado em Londres, aderindo aos seus objetivos e princípios.  No entanto, é autônomo em seus procedimentos administrativos, programas culturais e iniciativas institucionais.

Praia do Flamengo, 172 - 11º. Andar - Flamengo  - Rio de Janeiro/RJ CEP 22210-030  
Tel (21) 2556-0461

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.