segunda-feira, 26 de julho de 2021

Nos tempos do “Sim, senhor!” ?


Nos tempos do “Sim, senhor!” ?

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Têm sido muitas as questões debatidas recentemente, que apontam seus embaraços com as teias do passado e do retrocesso. Quem diria que, em pleno século XXI, o Supremo Tribunal Federal (STF) estaria debruçado na análise da Lei do Planejamento Familiar, de 1996, especificamente no ponto em que “caso o indivíduo seja casado, a esterilização depende do consentimento expresso do cônjuge” 1.

A estranheza é legítima, tendo em vista que, só no segundo semestre de 2020, foram contabilizados 43,8 mil processos de divórcio no país; o que, segundo informações do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), representou um aumento de 15% em relação a 2019 2. Isso significa que uma exigência como essa extrapola os limites da realidade social brasileira.

Mas, enquanto se preocupam com “quem manda em quem”, nesse assunto tão íntimo e pessoal, as feridas expostas pelas incongruências no sistema de Planejamento Familiar permanecem abertas e afrontando a dignidade do cidadão, especialmente aqueles em situação de maior risco e vulnerabilidade.

Segundo dados desse ano, a composição da classe baixa, na pirâmide social brasileira, representa 47% da população. Em suma, seres humanos lançados a sobreviver sob condições de profunda desigualdade, ou seja, muito mais expostos à miséria, a pobreza, ao desemprego, e todos os demais infortúnios da desassistência.

Eles estão sempre à margem de seus próprios direitos sociais e humanos; de modo que, aqueles que nascem sob a luz desse signo, estão marcados pelo mais profundo e desafiador sofrimento existencial. Portanto, o Planejamento Familiar é apenas mais um aspecto, dentre tantos milhares de outros, os quais essas pessoas estão privadas de acesso.

É uma ilusão descabida pensar que alguém, em franca luta pela sobrevivência, tenha condições de refletir sobre quantos filhos deseja ter ou sobre métodos contraceptivos. Pode passar despercebido para muita gente abastada; mas, milhares de brasileiros morrem, anualmente, sem acesso algum aos serviços básicos de saúde porque não têm dinheiro para o transporte, ou condições de agendar consultas, cirurgias e tratamentos por via tecnológica – telefones, sites, aplicativos, ou possibilidade de aguardar em longas e demoradas filas de espera.  

Aliás, dentro desse próprio contexto, a Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, vem discutindo projetos de lei sobre o tema da “pobreza menstrual”, que representa a falta de dinheiro para comprar absorventes higiênicos, impedindo que dezenas de milhares de mulheres tenham acesso aos seus direitos à educação, ao trabalho e a sua mobilidade dentro de outros contextos sociais.

Portanto, não há como enxergar tudo isso por uma perspectiva superficial, como se estivéssemos tratando de um assunto desimportante. Esse gigantesco iceberg de desigualdades no campo da Saúde Pública, que, no fim das contas, impacta severamente a Economia e o Desenvolvimento, evidencia obstáculos que transcendem o que é gratuito e o que não é. Ele revela a face perversa dos extremos, cuja prática não coaduna a uma teoria que afirma todos iguais.

Qual o sentido, então, de discutir na mais alta corte sobre a dependência do consentimento do marido para a esterilização feminina? Temos tanto a fazer em relação ao direito constitucional à saúde. Afinal, a defesa da vida é cláusula pétrea; mas, não há como viver, sem acesso à saúde, sem alimentação regular e suficiente, sem moradia condizente à dignidade humana, sem água e saneamento básico, ...

Assim, estamos diante de um caso típico de oportunismo, uma situação que mais parece um jeito, torto e equivocado, de trazer à baila um pretexto para o deleite conservador da sociedade, a partir de um eventual respaldo jurídico. Afinal, para o grupo reclamante, as mulheres devem permanecer sob o jugo dos maridos, segundo rezam as velhas cartilhas do patriarcado nacional.

Simplesmente, porque, apesar de estarmos no século XXI, há uma resistência em curso, que atua desconsiderando a contemporaneidade, com o firme propósito de invisibilizar e negar o peso de todos os papeis sociais que recaem diariamente sobre os ombros femininos e, para os quais, elas recebem menos ou nada para realizá-los. Por isso, não é à toa que “pela maior parte da História, ‘anônimo’ foi uma mulher” (Virgínia Woolf – escritora e editora inglesa), a qual deveria estar sempre pronta a responder “Sim, senhor!”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.