terça-feira, 27 de julho de 2021

Atraídos pelo “vale quanto pesa”


Atraídos pelo “vale quanto pesa”

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Cada dia mais, desperta preocupação o modo como os seres humanos compreendem a si mesmos. Independentemente do tipo de análise que se faça, ela acaba, direta ou indiretamente, atrelada ao dinheiro. Basta observar que o sucesso e o poder têm sido medidos a partir do quanto podem capitalizar ao indivíduo, no chamado “vale quanto pesa”.

O que significa que, de repente, as pessoas passaram a ser definidas pela quantidade de recursos financeiros disponíveis no banco, propriedades e afins. Acontece que, distante do que se imagina, a vida não permite dizer que alguém é; mas, sim, que alguém está. Tudo é efêmero; em uma dinâmica, a qual não se tem controle.

E diante desse movimento, compreendi algo muito significativo. A mitificação e a idolatria que vem se atribuindo a diversas personalidades, tais como artistas, desportistas, celebridades etc., tem passado por uma ressignificação exacerbadamente materialista.

A projeção que o indivíduo lança sobre outro não parte mais de uma base sólida e inspiradora de valores, princípios e qualidades humanas, mas do que ele (a) foi capaz de conquistar e fazer uso materialmente. E esse pensamento, portanto, se baseia na construção de uma verdade intuitiva, sem necessidade de comprovação lógica ou científica, que se satisfaz pelo encantamento de um desejo realizado de acordo com a sua vontade e idealização do mundo.

Mas, é justamente nesse ponto que a questão se polemiza. Não preciso dizer que a contemporaneidade tem sido uma arena para polarizações ideológicas. Acontece que elas não são tão simples como tentam, alguns, fazer transparecer. Há uma tendência nítida de seletivização desse fenômeno, cuja base se sustenta na mitificação e na idolatria referendadas pelo “vale quanto pesa”. É fácil perceber a existência de diferenças profundas no trato social em relação aos anônimos e aos famosos.

Entre amigos e familiares, por exemplo, relações foram sumariamente interrompidas pela polarização política.  Mas, quando se tratam de personalidades, aí a condescendência e a flexibilidade operam, rapidamente, “passando pano” na situação. Traduzindo em miúdos, as pessoas estão respeitando muito mais as suas projeções materialmente bem-sucedidas; embora, lançadas sobre seres totalmente desconhecidos do seu convívio pessoal, do que de seus semelhantes mais próximos.

Afinal de contas, diante da rudeza da vida, o ideário acena a possibilidade de controlar o mundo, de superar os medos e as inseguranças, com mais propriedade do que alguém comum, de carne e osso. Êpa! Mas, eles são de carne e osso também! O que nos chega pelos veículos de comunicação e informação é uma imagem construída midiaticamente, com o único propósito de capitalizar mais e mais.

Raríssimas são as exceções, nesse universo estrelado, que não abdicam das oportunidades de dizer o que pensam, o que gostam, o que querem, o que almejam, o que sentem. Quase sempre eles estão imersos sobre camadas e camadas de roteiros, de protocolos, de contratos, que dificultam quaisquer possibilidades de enxergar a sua verdadeira identidade, a sua expressão humana e cidadã.

Mas, isso não importa, ou tem importado cada vez menos, porque o que está em xeque no midiatismo é a atração que está no quanto se capitaliza, no tilintar das moedas. A sociedade, então, vai aceitando sem questionar, como se os valores, os princípios, as ideias que existem sob aquela imagem não repercutissem ou maculassem o encantamento produzido pela sua fama, pelo seu poder, pela sua influência, enfim...

Com certeza, é um modo estranho de não admitir que eventuais ranhuras produzidas pelos discursos, narrativas e comportamentos de seus ídolos causam desconforto e desalinhamento as suas expectativas. Inclusive, é importante salientar que todo mundo tem direito as próprias escolhas, a pensar com a própria cabeça.

No entanto, o campo decisório ainda permanece demarcado pela ética, pela moral, pela justiça, a fim de encontrar consenso e equilíbrio para uma coexistência humana pacífica e harmônica. Quantos já não subtraíram os seus minutos de fama pelo o que disseram ou fizeram publicamente, hein?!

Quando alguém transgride, ou infringe, ou coloca em risco a si ou a coletividade, ou simplesmente apoia quem age dessa forma, a sua posição na estrutura hierárquica social perde qualquer importância, ou pelo menos deveria.

Por isso, é preciso estar atento ao modo como vemos e lidamos com o mundo, ou do nível de mitificação e idolatria que atribuímos a uns e outros, por aí. Afinal, como escreveu Orson Scott Card 1, “Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de lavagem sempre seria eleito, não importa quantos porcos já houvesse abatido”.



1 É um escritor de ficção científica e fantasia norte-americano. - https://www.famousauthors.org/orson-scott-card 

Um comentário:

  1. Sim amiga é verdade esse texto maravilhoso que você escreveu é conheço pessoas que até hoje estão inimigas que é da família mas não se fala temos é que mudar nosso pensamento

    ResponderExcluir

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.