2 de junho de 2011.
Um total estimado de 2500 jovens são infectados com o HIV a cada dia, com mulheres e adolescentes do sexo feminino enfrentando risco de contágio desproporcionalmente mais alto, de acordo com novo relatório conjunto da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial, que apela para uma “cadeia de prevenção” para proteger os jovens.
O relatório “Oportunidade na Crise: Prevenindo o HIV da adolescência à vida adulta” apresenta, pela primeira vez, dados sobre infecções por HIV entre jovens e identifica os fatores que aumentam o risco de infecção, bem como oportunidades para reforçar a prevenção.
Segundo o relatório, pessoas entre as idades de 15 e 24 anos representaram 41 por cento de novas infecções entre adultos em 2009. Mundialmente, cerca de 5 milhões dos jovens nessa faixa etária estavam vivendo com o HIV em 2009.
“Para muitos jovens a infecção pelo HIV é o resultado da negligência, da exclusão e das violações que ocorrem com o conhecimento de famílias, comunidades sociais e líderes políticos. Este relatório pede que líderes de todos os níveis construam uma cadeia de prevenção para manter adolescentes e jovens informados, protegidos e saudáveis,” disse o Diretor Executivo do Fundo nas Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake. (...)
Leia a matéria completa em: http://onu.org.br/relatorio-da-onu-pede-%e2%80%9ccadeia-de-prevencao%e2%80%9d-para-proteger-jovens-do-hiv/