terça-feira, 26 de abril de 2011

Educação & Literatura: "Espaço aberto: um lugar de poder e competência"

Espaço Aberto: um lugar de poder e competência.

SANTOS, Janine Martins de Castro.
Assis Editora.

Espaço Aberto apresenta ao leitor, em geral, uma reflexão sobre as competências do professor, bem como o uso do poder na instituição escolar.
A obra consiste de uma análise crítica das estruturas da burocracia, em que sistema, professor e aluno são emparelhados diante da realidade educacional contemporânea e equiparados à educação ideal, a fim de que saber e poder, teoria e prática, ensino e aprendizagem sejam ferramentas de mesma linguagem na Instituição, para que, desta forma, não se confunda o ensinar com o tolher o aluno.
Mudanças são necessárias e, nesse sentido, a autora, no decorrer desta obra, aborda, questiona e oferece sugestões inerentes ao processo, com vasto embasamento bibliográfico e de vivência educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.