quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Exposição sobre Chico Rei - Mostra fica no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, até 20 de outubro


A exposição aborda a lenda do escravo-rei africano Galanga, o Chico Rei, capturado por traficantes portugueses e trazido para o Brasil para trabalhar na mina da Encardideira, em Ouro Preto. Segundo a lenda, Chico Rei reconstrói simbolicamente seu reino em meio à repressão e ao preconceito, em uma época em que nada era mais valioso do que o ouro.
O Terno Teatro de Bonecos, formado em 2005, montou a peça Chico Rei apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente de Aleijadinho, a fim de propor na peça teatral um confronto entre essas duas estéticas, ressaltando a importância dessa confluência para formação da arte do povo brasileiro.
A peça já passou por Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo e, agora, vira exposição no Museu da Inconfidência. “Não havia um local melhor para fazer essa exposição, é Chico Rei voltando para o seu lugar de origem”, disse Paulo Emílio, um dos diretores do grupo Terno Teatro.
A mostra expõe estudos, desenhos e os bonecos que são usados como personagens da peça Chico Rei. “O visitante poderá conhecer um pouco do espetáculo, da própria história da cidade e da história do teatro de bonecos no Brasil e no mundo”, continua Paulo.
Em cartaz até o dia 20 de outubro, os visitantes ainda poderão conferir uma performance no dia do encerramento que conta com cenas do espetáculo e com a participação do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto).

Conheça mais sobre a história de Chico Rei em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.