quarta-feira, 2 de março de 2011

A tradição dos Bonecos de Olinda

Foi em 1939 que surgiu, entre os foliões do carnaval de Olinda, o Homem da Meia-Noite, um boneco de mais de 3 metros de altura. Ele foi o pioneiro em uma tradição que começou como uma grande brincadeira e se tornou símbolo do carnaval de Pernambuco.
O Homem da Meia-Noite surgiu pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e Bernadino da Silva. "Em 1969, acharam que o Homem da Meia-Noite estava muito sozinho e criaram uma companheira para ele", lembrou o artista plástico Silvio Botelho.
Assim, nasceu a Mulher do Dia. Os dois nunca se encontravam por causa dos horários que saem para desfilar. "Eles se ‘viram’ pela primeira vez em uma oficina de conserto e ‘fizeram’ o Menino da Tarde", acrescentou Botelho.
Mesmo com os avanços tecnológicos, os bonecos gigantes de Olinda continuam "nascendo" de forma artesanal, disse Botelho. "Hoje, fazer um boneco dá o mesmo trabalho que antigamente. A diferença é que hoje um boneco, que antes pesava 30 quilos, sai do atelier com 10"quilos, comentou o artista plástico, criador do terceiro boneco gigante de Olinda, o Menino da Tarde.



Saiba mais em: