segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tecnologia na Educação II – Lousa Digital: pó de giz x exposição a raios de luz / Por Ely Paschoalick

A educadora Ely Paschoalick* continua a criticar a prática educacional brasileira e os rumos que está tomando.


Quero iniciar este artigo dizendo que sou “blogueira”, “interneteira”, “twitteira” e mãe de um programador digital que tem o apelido de “avô da lousa digital” pelo fato de ter muito contribuído para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da lousa interativa no Brasil.
Com estas afirmações quero deixar claro que não sou contra a tecnologia. Apenas sou ABSOLUTAMENTE contra a maneira que estão utilizando a tecnologia nas instituições escolares.
Sou a favor do uso da tecnologia na sala de aula e não só conheço os avanços da era digital como já fiz e faço uso destes periféricos: lousa interativa, câmera de documentos, prancheta interativa (tablet) e Internet em sala de aula.
Mas agora, preciso descrever a realidade dos sistemas brasileiros de ensino onde se pode ler: Sistema de uso de apostilas ou de um só livro didático.
Hoje quero falar da lousa digital ou interativa.
Esta que está sendo a peça máxima do marketing de várias escolas particulares, principalmente as fabricantes das mesmas ou aquelas que atrelam a suas apostilas o uso de tal lousa. (...)

Leia a matéria completa em:



*Ely Paschoalick é educadora e consultora em comportamento humano, nascida em Batatais - SP. É a terceira filha dos educadores sociais Guilherme Paschoalick e Maria Alzira Corrêa Paschoalick. Ely é avó de cinco netos Eduardo, Fernando, Roberto, Nikolas e Guilherme. É mãe de Tatiana Cristina, Vanessa Cristina e Moisés Guilherme. Paschoalick realiza palestras por todo o Brasil; atende consultas de orientação às crianças, jovens, pais, professores, supervisores e demais envolvidos no processo educacional; presta consultoria educacional aplicada em escolas e consultoria organizacional a empresas de prestação de serviço, comércio e indústria. É mediadora do programa "Concentração Training" cujos exercícios ampliam o poder de: Observar! Analisar! Perceber! Comparar! Sintetizar! Concluir! E auxiliam o aluno a desenvolver uma autoestima positiva. Ely é colunista de vários sites e constantemente está na mídia regional do Triângulo Mineiro -onde reside- que carinhosamente a chama de "Super Nany do Cerrado”. Ely Paschoalick possui formação em Administração Escolar, com especialização em consultoria Organizacional e Educacional. Atua profissionalmente desde 1968 tendo ministrado palestras, cursos e consultas para mais de 30 mil pessoas atendendo consultas a alunos de todas as idades, pais e educadores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.