quarta-feira, 13 de março de 2024

Quem, ou o que, é o Brasil?


Quem, ou o que, é o Brasil?

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Nada define melhor o Brasil do que a emblemática pergunta “Que país é este?” 1. Afinal, o conjunto das bizarrices, dos absurdos, das indecorosas descomposturas nacionais, não permite traçar uma definição precisa sobre sua verdadeira identidade. Tudo é rapidamente mutável, camaleônico, transitando sobre uma linha muito tênue entre dicotomias importantes, bem e mal, lícito e ilícito, certo e errado, e por aí vai.

O importante é entender que o ponto de partida de qualquer análise a respeito, tem sim, uma linha histórica muito bem definida e que une direitinho os pontos para facilitar a compreensão de quem quer que seja. Porque o Brasil se repete! Não adianta negar esse fato! O que parece novidade tem lá o seu pezinho em fatos pretéritos, ou em desdobramentos destes.

Dito isso, vejam a que ponto chega a anticidadania brasileira. Não, pela expressão popular; mas, de quem deveria dispor do mínimo de decoro e de civilidade. Usando e abusando do dinheiro público e bem desalinhados das prerrogativas de trabalho no Legislativo Federal brasileiro, uma comitiva de parlamentares viajou a Washington, com o objetivo de denunciar ao governo e à imprensa norte-americana uma escalada de autoritarismo judicial no Brasil.  Como já era de se esperar, foram barrados na audiência da Comissão de Direitos Humanos 2.

Aí é impossível não perguntar ... Que país é este que permite uma situação assim? Que país é este que usa dinheiro público para macular a sua própria imagem no cenário internacional? Que país é este que não se manifesta diante dos absurdos e, certamente, deixará o episódio passar em brancas nuvens, sem as devidas responsabilizações e ressarcimentos?  Que país é este? Infelizmente, é o Brasil.

Acontece que é preciso parar, pensar, analisar e refletir. Enquanto há quem se debruce sobre a indignação causada pela recente tentativa de golpe de Estado, que culminou na destruição do patrimônio público, em janeiro de 2023, há todo um caminho esquecido, apagado ou invisibilizado, que possibilitou tamanha afronta à República Federativa do Brasil e ao seu Estado Democrático de Direito. Nada do que aconteceu, ou acontece, na história é por um acaso.

Seguindo a linha mestra dos acontecimentos se chega ao roteiro do processo em si. Ao se perguntar “Que país é este?”, a resposta pode ser bastante interessante. O país da negligência. Da condescendência. Da desatenção. Do oportunismo. Da desigualdade. Do racismo. Enfim. Palavras que acabam por convergir num sentimento de total desapreço pela sua identidade nacional e, por essa razão, tornam-se capazes de acobertar tantos desatinos, despautérios, aberrações, ao longo da sua história. Afinal, não se peca tanto por atos, omissões e palavras, como nessa terra!

O problema é que, a cada passada de pano, abre-se precedentes perigosíssimos. Cada vez que o país se permite perdoar os absurdos, ele alimenta os monstros que devoram a dignidade nacional. Omissão, desleixo, descaso, displicência, inação, hesitação, indecisão, são pequenos fragmentos do registro histórico brasileiro. Páginas verdadeiramente lastimáveis e que, apesar de todos os pesares, continuam sendo escritas.

Amanhã, 14 de março, por exemplo, serão completados 6 anos da morte brutal de Marielle Franco e, de seu motorista, Anderson Gomes, na região central do Rio de Janeiro, sem que se saiba quem foi o mandante. Mais de 100 mil crianças e adolescentes, órfãos da pandemia da COVID-19, seguem sem políticas públicas de reparação. Centenas de famílias ainda aguardam a verdade sobre o desaparecimento e morte de familiares, 60 anos depois que  foram instalados os chamados Anos de Chumbo, no Brasil. E tantas outras questões que permanecem à margem da sua importância, da sua elucidação efetiva, da sua solução plena.  

Negar, invisibilizar, ocultar, não extingue a existência dos fatos, das pessoas, dos acontecimentos. Muito pelo contrário. Só faz estimular as especulações, as conjecturas, as verdades paralelas, as quais implicam em uma reverberação atroz da incompreensão humana diante da falta da verdade factual. Como se a vida ficasse pela metade, incompleta, sem sentido. Tudo precisa ter início, meio e fim, para satisfazer a construção de significado. Haja vista que ninguém vai ao cinema e sai sem saber o final do filme!

De fato, lidar com a realidade não é tarefa fácil! Colocar todos os pingos nos is, esmiuçar camada por camada, é sim, muito trabalhoso! Entretanto, é necessário. O desconhecimento é desconfortante, é incomodativo, é perturbador. Não traz paz a ninguém! E sem paz, a vida não flui pelo curso que é necessário. Não conta as histórias, como de fato aconteceram, propiciando a construção de aprendizados consistentes. Fica sempre uma dúvida, uma hipótese não respondida, uma ideia enviesada, que acaba por obstaculizar o desenvolvimento, o progresso, a evolução social.

Assim, é preciso que a velha pergunta “Que país é este?” seja apaziguada pela resposta mais simples, ou seja, o país da verdade. Ainda que a fúria da pós-verdade tente impedir que os fatos se sobressaiam e tragam à tona toda a sua essência, é preciso romper com todas as práxis obscurantistas. Afinal de contas, não há Democracia sem verdade. Não há cidadania sem verdade. Não há identidade sem verdade.

Como escreveu Immanuel Kant, “No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço, e por isso não admite qualquer equivalência, compreende uma dignidade”. E dignidade tem tudo a ver com verdade, com ética, com moral, com a consciência do próprio valor humano, da sua honra, do seu respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.