sábado, 23 de março de 2024

A lição de Pitágoras ...


A lição de Pitágoras...

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

É triste dizer, mas não surpreende a informação de que o “Abandono escolar atinge recorde histórico entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, como mostra IBGE” 1. Já dizia Darcy Ribeiro que “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto” e ele tinha total razão a respeito, bastando observar uma de suas considerações mais célebres, ou seja, que “O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso” 2 .

Sim, tudo nesse país passa pela desigualdade. Quando os dados mais recentes da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) Educação revelaram a não recuperação da educação nacional após a pandemia, a significativa distorção idade-série dos alunos de 6 a 14 anos matriculados no Ensino Fundamental, a construção de uma geração que se encaminha para uma realidade de não estudar e nem trabalhar, a persistência de indicadores de analfabetismo, a insuficiência de creches para  atendimento da demanda de alunos de 0 a 3 anos e a evasão escolar, não temos como negar esse fato. 

Mas, olhando especificamente para a evasão, ainda que seja um viés de muitas camadas e complexidades, há um ponto crítico que se destaca, a violência. Considerando que a violência é um desdobramento da desigualdade, no contexto da realidade contemporânea, ela passou a figurar cada vez mais presente dentro e fora dos muros da escola, reproduzindo padrões de outros espaços sociais. Haja vista duas notícias que tiveram ampla repercussão recente, no país: “Menina é pisoteada e xingada de ‘macaca’ e ‘cabelo de bombril’ por alunos em escola municipal, diz mãe” 3 e “Homem empurra criança negra de 4 anos após ela abraçar seu filho; assista” 4.

Para alunos, pais, educadores e funcionários, as escolas não são mais um espaço de ensino-aprendizagem, de sociabilização, de acolhimento, de respeito, de civilidade, de humanidade. A violência está presente nelas. Sob diferentes formas e conteúdos. O cenário da educação nacional; sobretudo, nas escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, é de uma tensão pairando no ar. E como ensinar e aprender sob a espreita de uma ameaça de violência?

Sem uma discussão profunda e bem fundamentada sobre essa realidade, nenhum investimento conseguirá a façanha de prosperar em bons frutos. É preciso voltar os olhos para o ser humano, o verdadeiro protagonista da escola. Cuidar mais e melhor da sua saúde mental, das suas demandas psicoemocionais, das suas relações afetivo-sociais, porque esses aspectos se refletem, também, no desempenho cognitivo e intelectual de qualquer ser humano. Como dito pelo poeta romano Juvenal, em sua Sátira X, “Mens sana in corpore sano” (Uma mente sã num corpo são).

Essa ausência de cuidados, de atenção, está transformando o espaço educacional em praça de guerra, em arena. Um processo que começa, na maioria das vezes, nos espaços virtuais das mídias sociais. Vejam, essas crianças e jovens apesar de serem considerados nativos digitais não podem ser entregues a tal condição social, pura e simplesmente. Eles não podem ser isentos de um processo de letramento específico, ou seja, de preparação para as diversas práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais. No entanto, isso não acontece.

A verdade é que se percebe uma preocupação ainda significativa com a questão do analfabetismo, no país. Mas, saber ler e escrever não é tudo! Se há carências na alfabetização, o que dizer do letramento! Uma imensa maioria dos alunos é sim, desprovida de uma educação voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de uma leitura e escrita dotadas de criticidade, análise e reflexão.

Então, imagina só em relação ao letramento digital?! Será que nossos nativos digitais sabem mesmo fazer bom uso das ferramentas de comunicação contemporâneas? Sabem, de fato, interpretar as informações, as notícias, os conteúdos? Sabem dominar múltiplas habilidades, a partir de campos do conhecimento distintos? ... Pois é, a maioria das escolas não passa nem perto desse ensino-aprendizagem! De modo que os alunos nasceram sob o signo de uma avançada tecnologia; mas, foram lançados à própria sorte sobre como lidar com ela. 

Por essas e por outras, é que a violência galopa na sociedade contemporânea! Ela encontra terreno fértil e total ausência de limites, de diretrizes, de orientações, para fazer e acontecer. São tempos em que a educação transita totalmente desconectada, dissociada, dos valores humanos. Não há uma preocupação social em garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, moderada, franca, justa. Os princípios éticos e morais foram corrompidos, distorcidos, adulterados, segundo as crenças e os valores de uns e outros, por aí.

Então, se não mudarmos a forma de analisar a realidade, continuaremos enxugando gelo e assistindo ao derretimento da educação nacional. Algo que certamente culminará no agravamento da desigualdade no país. Lembrando as palavras de Immanuel Kant de que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, se o sistema educacional falha, a sociedade fracassa no seu processo civilizatório e cidadão. Portanto, pensemos a respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.