Por Rafaela Musto em 1/03/2011 5:20
Terminou, na quinta-feira passada, a corrida Zero Race. A competição entre veículos que não emitiam carbono e eram movidos a energia limpa, teve início em agosto do ano passado e terminou no mesmo local onde começou: o palácio da Organização das Nações Unidas, em Genebra, Suíça. Os participantes viajaram por 188 dias, dentre os quais, 108 foram destinados à locomoção dos veículos, por terra e mar, de continente a continente.
Com o intuito de promover o transporte sustentável e a mobilidade pelo mundo, as quatro equipes participantes, que eram da Coréia do Sul, Alemanha, Suíça e Austrália, percorreram 27 mil quilômetros ao longo de 16 países, listando Rússia, China, Canadá e Estados Unidos, com dois passageiros em cada automóvel. Os motores elétricos dos veículos tinham capacidade de percorrer 250 km, a uma velocidade média de 80 km/h, antes de pedirem uma nova recarga das baterias.
Em novembro de 2010, os competidores aproveitaram a COP 16 sobre mudanças climáticas, que ocorreu em Cancun, no México, para fazer uma parada especial, que contou com a participação dos times em conferências e eventos sobre sustentabilidade, ações que se repetiram em outros locais por onde passaram.
Como os veículos eram alimentados pela eletricidade disponível em cada local, antes de iniciar a corrida, cada equipe precisou instalar parques solares ou eólicos em seus países de origem, com a capacidade de gerar uma quantidade de energia equivalente ou superior à que seria necessária durante a competição.
Somente três equipes conseguiram completar o percurso, mas ser o primeiro a cruzar a linha de chegada não era o único quesito para a escolha do vencedor. Os veículos participantes foram avaliados de acordo com uma série de critérios, que consideravam seu desempenho, potência, velocidade, eficiência energética, segurança e até mesmo design e popularidade, de acordo com o julgamento do público das principais cidades visitadas.
A primeira colocação ficou com os suíços da Oerikon Solar, criadores da motocicleta ZeroTrace, seguidos pela scooter não poluente da equipe alemã Vectrix e pela Trev, da Austrália, que realizou a prova a bordo de um carro compacto.
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