Carnavalesco foi criador do tradicional Baile de Gala do Theatro Municipal
Luisa Girão, iG Rio de Janeiro | 14/02/2011 19:50
Os antigos bailes de carnaval do Theatro Municipal eram suntuosos, luxuosos e exalavam criatividade. Só o concurso de fantasias, seguindo o modelo de Veneza, era um show à parte. E é impossível pensar nessas festas sem lembrar do nome de Clóvis Bornay, mestre em fantasias e ícone do carnaval carioca. Para homenageá-lo, o Centro Municipal de Referência da Música Carioca inaugura, no próximo sábado (19), uma mini-exposição com as suas maiores criações.
A mostra, que reúne 10 fantasias pertencentes ao acervo do Museu da Cidade, vai apresentar um pouco da história do criador do tradicional Baile de Gala do Theatro Municipal, que dedicou 77 anos de sua vida à maior festa popular da terra. “As fantasias dele eram obras-primas e estavam todas fechadas em uma caixa. Achei que aquele material tinha que ser recuperado e exibidos para a sociedade”, disse Neko Pedrosa, curador da exposição.
Quem for no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, poderá apreciar fantasias como Príncipe Alican, Pavão Misterioso, Dalai Lama, Cometa Halley, Drácula, Azul e Preto e Sol da Meia Noite. “Sempre fiquei muito impressionado com a qualidade e criatividade das roupas. é mais impactante, ainda, ver as roupas de perto”, afirmou Pedrosa.
Serviço:
Mostra Clóvis Bornay
De terça a sábado, das 10h às 17h – até abril
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca.
Tel.: (21) 3238-3831.
Entrada franca
Mostra Clóvis Bornay
De terça a sábado, das 10h às 17h – até abril
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca.
Tel.: (21) 3238-3831.
Entrada franca
Saiba mais em: