segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 de Novembro - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Somos Brasileiros, somos Republicanos!

Por Alessandra Leles Rocha

            Vermelho na folhinha mais uma vez; mas, será que alguém se preocupou em saber por quê? Aos preguiçosos de plantão, entregues despreocupados ao deleite ocioso do dia, o motivo é a Proclamação da República1. Padrão comportamental de desatenção e negligência com a coisa pública, tão comum ao brasileiro; esquecer-se da República Federativa do Brasil não é de se espantar! Mas, ao invés de deixar repouso nas páginas da história, o cidadão deveria lembrar-se com mais seriedade desse dia dada à cascata de consequências e desdobramentos em nossa vida cotidiana.
            Romper com os preceitos monarquistas de governo e dar ao povo a capacidade de decisão sobre seus caminhos foram um salto fundamental para a construção democrática do Brasil; embora construído lentamente, com a gradativa participação popular, até que se alcançasse a plenitude de todos os segmentos sociais 2.
            Formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal, nossa República segundo a Constituição de 1988, constitui-se em Estado Democrático de Direito e se fundamenta na soberania, na cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e do pluralismo político3. Por ela fomos dotados do poder de voto para eleger nossos representantes nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo respectivamente; tornando-nos então, responsáveis por construir uma sociedade livre, justa e solidária, por garantir o desenvolvimento nacional, por erradicar a pobreza e a marginalização, além de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e por promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, etnia, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. É! “Ganhamos” o feriado; mas, viver sob o regime republicano implicou bem mais do que isso; significou passar a se guiar por direitos e deveres bem definidos!
            Como disse Immanuel Kant4, “pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas”. Certamente, o dia em que essa consciência se consolidar e se incorporar a vida dos milhões de cidadãos brasileiros, teremos avançado mais rumo ao tão sonhado status de nação. Teremos então, a dimensão de nossas escolhas, de nossos comportamentos, de nossas necessidades e anseios, sob a luz do ontem, do hoje e do amanhã.