quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Modelo criado na USP auxilia aprendizado de deficientes visuais


Seguindo a proposta de software livre, o Model2gether é uma ferramenta que pode ser utilizada como apoio a atividades de qualquer disciplina que envolva o uso de modelos gráficos
Por  - Editorias: Universidade
As tecnologias da informação e comunicação promoveram, nas últimas décadas, um avanço importante no acesso de deficientes visuais a serviços, entretenimento e educação. O que pesquisadores da USP observaram é que a evolução dessas interações acabou privilegiando o trabalho individual em prejuízo do trabalho coletivo.
Há várias ferramentas para que pessoas cegas ou com deficiência visual possam usar o computador sozinhas, mas poucas alternativas para promover o trabalho colaborativo com pessoas de visão normal. Pensando nisso, um grupo da Escola Politécnica (Poli) desenvolveu um sistema que converte desenhos gráficos, frequentes na área da computação, em sons. Dessa forma, uma pessoa que não enxerga consegue acompanhar, por exemplo, as alterações que um professor faz numa tela para explicar determinado conceito. 
Batizada de Model2gethera ferramenta levou o prêmio de melhor protótipo no quinto Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado em outubro. “Recebemos o prêmio na categoria de protótipo porque este ainda não é nosso projeto final. Ainda pretendemos fazer algumas alterações, mas basicamente ele está próximo do que desejamos neste momento”, conta Leandro Luque, um dos envolvidos na iniciativa..
O estudante cursa doutorado em Engenharia Elétrica e também foi selecionado no Google Research Awards in Latin America 2016, prêmio que incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias com bolsas para estudantes e orientadores. [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.