Simpósio
na sede da UNESCO, em Paris, contou com a participação de 200 representantes de
120 países. Encontro é parte do trabalho confiado à agência da ONU para liderar
e coordenar as metas da Agenda de Educação 2030.
Entre 18
e 20 de janeiro, representantes de 120 países se reuniram na sede da Organização da ONU para a Educação, a
Ciência e a Cultura (UNESCO) para discutir liderança escolar, monitoramento e
avaliação e governança. Entre os tópicos, o destaque foi para a importância das
políticas públicas para promover reformas de educação e o alcance dos Objetivo
de Desenvolvimento 4, que visa à promoção da educação de qualidade, inclusiva e
igualitária.
A
realização do simpósio é parte do trabalho confiado à UNESCO para liderar e
coordenar as metas da Agenda de Educação 2030. Em seu discurso de abertura,
Qian Tang, diretor-geral assistente da UNESCO para Educação, disse que “o fato
de este evento acontecer já no primeiro mês do primeiro ano de implementação na
nova Agenda é um indicador do alto comprometimento da UNESCO para engajar os
Estados-membros em fazer com que essas metas sejam possíveis de serem
atingidas”.
Em vista
do Marco de Ação Educação 2030, o papel das autoridades em educação é central e
ainda mais importante na direção de reformas da governança, na formulação de
visões estratégicas compartilhadas e na estratégia para governar e gerir os
sistemas educacionais.
Durante
três dias, os 200 participantes trataram a questão da liderança escolar e a
importância do desenvolvimento de políticas coerentes neste sentido. Sobre os
sistemas de monitoramento e avaliação, os representantes concordaram sobre a
necessidade de aprimorar as técnicas da avaliação, de forma a melhorar o ensino
e o aprendizado.
Quando o
assunto foi a governança da Educação, Megumi Watanabe, especialista em
Programas de Educação e principal autor do relatório sintético da Governança,
disse que “nossas abordagens comuns e tradicionais para esse assunto estão em
jogo e não parecem levar completamente em consideração os desafios emergentes
que os Estados-membros estão enfrentando. O cenário da governança está em
constante evolução e não pode mais ser perfeitamente delineado como poderia há
apenas duas décadas”.
O
simpósio também definiu o papel que a UNESCO desempenha na promoção de projetos
eficazes e na implementação de políticas, particularmente por meio da produção
e do compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, da promoção da
cooperação internacional e regional, do desenvolvimento de ferramentas
normativas, e do suporte técnico e desenvolvimento de capacidades dos
Estados-membros, em especial dos países em desenvolvimento.