sábado, 30 de janeiro de 2016

UNESCO: Políticas públicas no centro das mudanças para alcançar os objetivos de Educação até 2030

Simpósio na sede da UNESCO, em Paris, contou com a participação de 200 representantes de 120 países. Encontro é parte do trabalho confiado à agência da ONU para liderar e coordenar as metas da Agenda de Educação 2030.
Entre 18 e 20 de janeiro, representantes de 120 países se reuniram na sede da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para discutir liderança escolar, monitoramento e avaliação e governança. Entre os tópicos, o destaque foi para a importância das políticas públicas para promover reformas de educação e o alcance dos Objetivo de Desenvolvimento 4, que visa à promoção da educação de qualidade, inclusiva e igualitária.
A realização do simpósio é parte do trabalho confiado à UNESCO para liderar e coordenar as metas da Agenda de Educação 2030. Em seu discurso de abertura, Qian Tang, diretor-geral assistente da UNESCO para Educação, disse que “o fato de este evento acontecer já no primeiro mês do primeiro ano de implementação na nova Agenda é um indicador do alto comprometimento da UNESCO para engajar os Estados-membros em fazer com que essas metas sejam possíveis de serem atingidas”.
Em vista do Marco de Ação Educação 2030, o papel das autoridades em educação é central e ainda mais importante na direção de reformas da governança, na formulação de visões estratégicas compartilhadas e na estratégia para governar e gerir os sistemas educacionais.
Durante três dias, os 200 participantes trataram a questão da liderança escolar e a importância do desenvolvimento de políticas coerentes neste sentido. Sobre os sistemas de monitoramento e avaliação, os representantes concordaram sobre a necessidade de aprimorar as técnicas da avaliação, de forma a melhorar o ensino e o aprendizado.
Quando o assunto foi a governança da Educação, Megumi Watanabe, especialista em Programas de Educação e principal autor do relatório sintético da Governança, disse que “nossas abordagens comuns e tradicionais para esse assunto estão em jogo e não parecem levar completamente em consideração os desafios emergentes que os Estados-membros estão enfrentando. O cenário da governança está em constante evolução e não pode mais ser perfeitamente delineado como poderia há apenas duas décadas”.
O simpósio também definiu o papel que a UNESCO desempenha na promoção de projetos eficazes e na implementação de políticas, particularmente por meio da produção e do compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, da promoção da cooperação internacional e regional, do desenvolvimento de ferramentas normativas, e do suporte técnico e desenvolvimento de capacidades dos Estados-membros, em especial dos países em desenvolvimento.