terça-feira, 27 de novembro de 2012

Meio Ambiente & Qualidade de Vida: Parques municipais de BH têm jardins revitalizados

Parque Municipal de Belo Horizonte

Mais 40 mudas de árvores, dentre aroeiras, quaresmeiras e ipês roxo, amarelo e branco, foram plantadas no Parque Municipal Renato Azeredo, localizado no bairro Palmares, região Nordeste da capital, nas últimas semanas. A ação ocorreu em parceria com a Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, por meio do projeto Manuelzinho.
Inspirado no Projeto Manuelzão da UFMG, o Manuelzinho é uma atividade com objetivo de promover a educação ambiental e envolver os alunos e a comunidade para uma ação efetiva de melhoria no uso dos recursos naturais.
De acordo com o chefe do Departamento Nordeste, Robson Machado, a iniciativa, que contou com o apoio de outros órgãos como Cemig e SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), promove uma aproximação dos alunos, e também da comunidade, com o parque. “Ações como estas promovem a utilização do parque como uma extensão das escolas e como espaço de convívio e difusão de ações de educação e preservação ambiental”, diz.

Revitalização
Outro que também recebeu novas espécies foi o Parque Municipal Ismael de Oliveira Fábregas, localizado no bairro Nova Floresta. Lá foram plantadas cerca de 1800 mudas de plantas ornamentais. De acordo com a bióloga e chefe de Divisão de Manejo e Operações Nordeste, Conceição Baeta Neves, os jardins foram revitalizados com espécies como: margaridas brancas e amarelas, buganvílias, estrelícias e pingo de ouro. Também foram feitos trabalhos de poda em algumas árvores que cresciam irregularmente nas jardineiras, limpeza dos canteiros e adubação. “A maioria das mudas plantadas vieram do Parque Jacques Cousteau e o restante da parceria com a Fundação Zoobotânica”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.