quinta-feira, 28 de junho de 2012

Crônica

Com que roupa???

Por Alessandra Leles Rocha

No contexto de uma mania instituída em analisar os fatos na superficialidade mais rasa possível, deparei-me com a notícia de que na China está em discussão qual o tipo de roupa mais adequado para mulheres que utilizam o metrô; já que, uma cidadã foi fotografada utilizando uma roupa bastante transparente 1. Segundo o governo chinês, a utilização de roupas mais ousadas, transparentes, poderiam incitar e aumentar os casos de violência contra as mulheres. A chegada do verão naquele ou em quaisquer outros países sempre conduz ao uso mais livre e descontraído de roupas curtas, leves e, algumas vezes, transparentes; então, o burburinho foi total e as diferentes correntes de pensamento puseram a defender seus pontos de vista. Sempre reprimidas e massacradas pela sociedade, as mulheres se dividiram entre as que protestaram na defesa livre de sua escolha pelo o que vestir e outras que manifestaram sua concordância com a ideia de uma busca mais adequada pelo vestuário, evitando-se dessa forma eventuais dissabores.
Nem moralismos, nem modismos, nem feminismos. Em primeiro lugar é preciso entender que a vestimenta é em essência um dos diversos tipos de símbolos da linguagem humana. Por falarmos pelos cotovelos, muitas vezes nos passa realmente despercebido que a linguagem não se dá estritamente pela fala, mas por diferentes formas, incluindo o próprio corpo. A expressão corporal, ainda que involuntária ou inconsciente, carrega elementos de subjetividade que torna sua tradução ou interpretação extremamente variável; afinal, nem todos os sinais são puros e objetivos. E, infelizmente, a significância sexual do corpo é intrínseca ao pensamento humano, especialmente no contexto do universo masculino; por isso, ainda que não justifique de forma alguma um ato de violência, para mentes perturbadas e doentes, qualquer coisa pode conduzir a essa interpretação totalmente equivocada.
Quando coberto pela vestimenta essa subjetividade fica maior, e em alguns casos, até produz um efeito estimulador da psique humana. Uma miscelânea de traços socioculturais interfere na dinâmica da escolha do que irá se vestir e consequentemente na forma com que serão decodificados. Estereótipos são criados e passam a povoar o universo social como verdadeiros personagens; mesmo que, para a grande maioria das pessoas a escolha da roupa não passe de mero palpite do dia.
Mas, desde o homem das cavernas, a vestimenta dá o seu recado: grandes peles de animais para proteger do frio, tangas (também de couro animal) nos dias mais quentes. Lembremos os anos sessenta, por exemplo, e James Jean com sua jaqueta de couro, a calça jeans e a camiseta branca. Bem mais que a rebeldia do galã de Hollywood, havia todo o discurso do “american way of life” que dava vazão ao imperialismo americano a mostrar as vantagens do consumo e da liberdade de escolha, fazendo contraponto à uniformização imposta pelos regimes socialistas (especialmente a China), com seus modelos cáquis que faziam parecer uma massa humana igualitária e obediente ao regime.
Em pleno século XXI, quando as roupas já deveriam ter alcançado simplesmente a sua função básica de cobertura corporal, elas continuam motivo de discórdia, de intolerância, de preconceito, ou de violência. A sociedade então, profundamente, segmentada em grupos diversos mantem viva a chama de se reconhecer ou segregar a partir da vestimenta. Retrôs, bregas, peruas, piriguetes, vanguardistas, tradicionais, cults,... a lista é longa! Mas, embora vestidos, a verdade é que a grande maioria continua totalmente despida da sua consciência cidadã. Nenhuma vestimenta consegue encobrir as lacunas das misérias humanas: esconder a ignorância, mascarar os preconceitos, envernizar a hipocrisia, disfarçar a falta de educação,...  Troca-se muito de roupa, mas não de alma, de essência, de valores! Os guarda-roupas, quase sempre cheios, descrevem a saga do consumo e da liberdade; mas, paralelamente, apontam as insustentabilidades do planeta. Com tantos sinais apocalípticos, a migração abrupta estendendo-se diante dos olhos, quem sabe um dia, o chique da moda se converta apenas em ter algo para se vestir, independente do que for, hein?!

Abrindo o pensamento!!!


CORONELISMO INTELECTUALPor Marcia Tiburi

Sobre o autoritarismo no mundo do conhecimento

Podemos chamar de “coronelismo intelectual” a prática autoritária no campo do conhecimento. Este campo é extenso, ele começa na pesquisa científica universitária e se estende pela sociedade como um todo, dos meios de comunicação ao básico botequim onde ideias entram em jogo. Coronelismo intelectual é a postura da repetição à exaustão de ideias alheias. A reflexão só atrapalharia, por isso é evitada. (...)

Leia o texto na íntegra em http://filosofiacinza.wordpress.com/

Sociedade deve incentivar a formação de princípios, defende professor do IP

A sociedade atual está passando por uma crise ética. Os indivíduos não são mais responsáveis pelas suas ações e jogam para as costas do outro a obrigação de dizer como agir. “É o mesmo que ocorre com quem não mata porque acredita que é contra o que Deus quer, e não por princípios próprios”, diz o professor Yves de la Taille, do Instituto de Psicologia (IP) da USP.
Na palestra Ética da Norma à Ação: Perigos de Infantilização Moral na Universidade, proferida no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP no último dia 20, La Taille falou sobre o número crescente de regras que recai sobre as instituições sociais no dia de hoje, inclusive o espaço acadêmico.
Para ele, o efeito pode ser o oposto do previsto – ao invés de prevenir a transgressão, cria incentivos a ela por barrar o desenvolvimento da autonomia nos indivíduos. “O resultado é a infantilização moral. O estágio em que precisamos do outro para legitimar as regras corresponde àquele entre os cinco e dez anos de idade”, diz o professor. (...)

 

Tusp recebe inscrições para “Jornada de Teatro Universitário”


Até o dia 19 de julho, o Teatro da USP (Tusp) recebe inscrições para seleção de grupos interessados em participar da segunda Jornada de Teatro Universitário, que acontece entre 31 de agosto e 2 de setembro em São Paulo.
As inscrições serão feitas digitalmente. Os grupos devem preencher o formulário que consta no Edital de abertura do concurso e enviá-lo devidamente preenchido para o email tuspline@usp.br, identificando como assunto “II Jornada de Teatro Universitário”. Apenas serão aceitas as inscrições dos grupos que responderem integralmente às dez questões solicitadas, e que se comprometerem a participar em todas as atividades da Jornada.
A seleção será realizada por uma Comissão do Tusp, que busca selecionar o maior número de grupos possível. A estimativa é de limitar a cinco integrantes por grupo selecionado. Não há necessidade de vínculo curricular com escolas superiores de formação em teatro. A lista dos escolhidos será publicada no site do Tusp a partir de 27 de julho.
Mais informações: (11) 3123-5233, site www.usp.br/tusp


Fertilizante com dejeto suíno pode levar toxicidade a solos, aponta estudo da Esalq

Os dejetos de suínos utilizados como fertilizante agrícola podem apresentar toxicidade para a fauna que habita o solo (edáfica). O trabalho da zootecnista Júlia Corá Segat realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, avaliou o potencial toxicológico dos dejetos em solos de Santa Catarina, utilizando como ferramenta a ecotoxicologia terrestre, que mede os efeitos na letalidade, reprodução, desenvolvimento e comportamento dos seres vivos existentes no solo. O estudo de mestrado aponta a importância da utilização de solos naturais de diferentes texturas e de diferentes organismos na avaliação de toxicidade. (...)

‘Ciência e Sexualidade’ é tema de debate hoje no Centro Cultural UFMG

Hoje, às 20h, o Centro Cultural UFMG promove mais uma edição do café científico Barômetro, com o tema Ciência e Sexualidade: liberdade de escolha ou escolha pela liberdade?
O evento é aberto ao público e dispensa inscrições.
Parceria entre o Centro Cultural e a Diretoria de Divulgação Científica UFMG, o projeto Barômetro visa promover a interação e o debate entre cientistas e público, e a popularização do conhecimento científico.
Realizado toda última quinta-feira de cada mês, o evento é transmitido em tempo real pela Rádio UFMG Educativa (104.5).
Ouvintes e internautas podem participar enviando perguntas e comentários para www.twitter.com/ufmgeducativa.
Para esse debate, estão convidadas a professora Adla Betsaida Martins Teixeira, responsável pelo grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade e Sexo (GSS), da Faculdade de Educação da UFMG, e a atriz Walkiria La Roche, transexual e coordenadora especial de Políticas de Diversidade Sexual do Estado de Minas Gerais. Walkiria é formada em Educação Física pela UFMG e em Gestão de Políticas Públicas pela PUCMinas.


Universidade promove segunda audiência pública sobre o Centro Cultural


A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza a segunda audiência pública sobre o Centro Cultural, em 28 de junho, das 19 às 22 horas, no Centro de Convivência, do campus Santa Mônica. Serão discutidos os objetivos, ações, atividades e a gestão do novo espaço.
No dia 26, vai ocorrer o Workshop sobre Gestão de Equipamentos Culturais, com Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo, das 14 às 18 horas, no Museu Universitário de Artes (MUnA).
No dia 27, a programação conta com apresentação musical da Udicello, leitura dramática da peça Moratória de Jorge Andrade, lançamento do livro sobre a história do teatro em Uberlândia, de Carlos Guimarães e debate sobre as perspectivas da cultura em Uberlândia. Essas atividades acontecem das 19 às 22 horas, no Auditório do blobo 3Q, no campus Santa Mônica.
Para mais informações acesse o site: www.centroculturalufu.wordpress.com.

PNUD encerra seleção de candidatos a estágio na área de comunicação na segunda-feira (02/07)

Estudantes de graduação das áreas de Jornalismo, Comunicação ou Relações Internacionais podem se candidatar até 2 de julho a uma vaga de estágio no escritório, em Brasília, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Fluência em inglês e português são exigências, já a experiência anterior em uma organização internacional será considerada uma vantagem.
Durante o Programa de Estágio em Comunicação, o estudante irá oferecer apoio à equipe de comunicação em suas atividades diárias e no cumprimento das metas e tarefas que fazem parte da Estratégia de Comunicação do Escritório Nacional.
O objetivo do programa é oferecer ao estagiário a oportunidade de aprender, reunir experiências e complementar os seus estudos. Portanto, não deve haver nenhum expectativa de emprego ao final do estágio.
Para informações sobre como participar da seleção e outras exigências e responsabilidades, clique aqui.

Meio Ambiente: Tartaruga gigante morre sem deixar herdeiros; espécie deve ser extinta


A tartaruga gigante George, o Solitário, o último exemplar de sua subespécie, morreu no último domingo nas Ilhas Galápagos.
O animal viveu por cem anos, mas não foi capaz de procriar. Com isso, sua subespécie deve ficar extinta.
Fausto Llerena, funcionário do Parque Nacional de Galápagos que cuidou de George durante 40 anos, diz que foi pego de surpresa pela morte da tartaruga, já que ela parecia estar bem de saúde.
O corpo do animal será submetido a uma autópsia e, depois, será embalsamado.
Segundo Edwin Naula, diretor do parque de Galápagos, diz que o objetivo é preservar George para as próximas gerações e manter viva a mensagem de preservação do meio ambiente.


SAIBA MAIS:


Clássicos da música mundial na Casa da Cultura de Uberlândia

Casa da Cultura de Uberlândia
Praça Coronel Carneiro, 89
Fundinho
(34) 3255-8252/(34)3214-3266/(34)3236-8011

Visite a exposição Senna Emotion no Rio de Janeiro!






IAS - Portal Educação e Tecnologia‏


ENTREVISTA
Na entrevista concedida ao portal, a doutora em educação, Mônica Fantin, conta, entre outras coisas, o que significa estar inserido na cultura digital, fala sobre os desafios que essa cultura trouxe para o professor e o que é necessário para superar esses desafios.
Conheça na íntegra a entrevista!
ARTIGO
No artigo Interação e interatividade, o especialista em mídias na educação, Josué Geraldo Botura do Carmo, fala sobre o significado de participação, bidirecionalidade, potencialidade-permutabilidade, criatividade ou hiperatividade digital-visual.
Leia o artigo e saiba mais!
DEPOIMENTO
Segundo Francisca Vidal, o professor que deseja se formar e obter informações sobre o uso das novas tecnologias não deve deixar de conhecer e participar das discussões e cursos ofertados pelo portal.
Confira o depoimento!
MURAL DE AVISOS
Conheça as novas temáticas das formações gratuitas que o portal vai ofertar no segundo semestre de 2012.
Veja o calendário e anote em sua agenda!
Saiba isso e muito mais acessando www.educacaoetecnologia.org.br

Conferência Internacional "Território, Mobilidade e Acessibilidade" - 09 e 10/07/2012.

Clicar sobre a imagem para melhor visualização.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE

Estão abertas até o dia 05 de julho as inscrições para a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE e ACESSIBILIDADE, que acontecerá nos dias 09 e 10 de julho de 2012 (segunda e terça-feira), no auditório do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. O evento tem por objetivo promover a reflexão e discutir propostas de gestão mobilidade integrada ao ordenamento territorial das cidades. A conferência é destinada aos operadores de transportes, empresas, associações, ONG, entidades públicas, universidades e centros de investigação, profissionais, lideranças comunitárias e cidadãos interessados.
Além de palestras, haverá 10 minicursos no dia 10 de julho no Bloco 5”O”.A taxa de inscrição é de apenas R$ 25,00 para toda a programação, com direito a uma sacola ecológico, DVD com amplo conteúdo sobre o tema da conferência e mais o texto-base.
AS INSCRIÇÕES ESTÃO SENDO FEITAS ATÉ O DIA 05 DE JULHO NO SITE:
Com o advento da Lei 12.587, que estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a realização da conferência é fundamental para a discussão dos instrumentos que possam contribuir para o acesso universal à cidade, através da integração da política de mobilidade com o desenvolvimento urbano e respectivas políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo no âmbito dos entes federativos.
A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO, MOBILIDADE E ACESSIBILDIADE é uma realização do Movimento Cidade Futura, do Instituto de Geografia e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU.
SERVIÇO:
Data: 09 e 10 de julho de 2012
Local: anfiteatro do bloco 3Q – Campus UFU – bairro Santa Mônica –Uberlândia Minas Gerais
Informações: (34)3087-4503, 8823-6090 (Oi) e 9150-6183 (Tim)
Valor da Inscrição: R$ 25,00
Coordenador-Geral: Frank Barroso


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Câmara Brasil-Alemanha realiza o congresso Ecogerma 2012, em São Paulo - 27 e 28/06.


A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, por meio de seu departamento de Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, promove o congresso Ecogerma 2012, que se realizará no dia 27 de junho de 2012, em São Paulo. Alinhado com a Rio+20, o congresso terá como tema principal a economia verde.
O Ecogerma representará uma plataforma por meio da qual empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha poderão apresentar seus projetos de eficiência energética, eficiência de processo/produto, produção mais limpa etc.
O congresso já conta com o apoio da Rio+20 (no painel Green Economy) e de instituições como a GIZ e a Konrad Adenauer Stiftung. E é patrocinado pelas empresas Volkswagen, Tüv Rheinland, Basf, Henkel, ZF, Evonik e Siemens.

Congresso Ecogerma 2012
27 de junho de 2012
Das 8h30 às 17h00
Local: Club Transatlântico
Endereço: Rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio – São Paulo (SP)
Mais informações e inscrições: www.ecogerma.com.


Exposição "Artistas brasileiros na Itália"

Clicar sobre a imagem para melhor visualização.

Exposição será aberta nesta terça-feira e ficará em cartaz até 26 de agosto, no Rio de Janeiro.



Inverno no MHAB 2012 promove intercâmbios culturais e reflexões em diversas áreas

Com o objetivo de promover intercâmbios culturais e contribuir para o aprimoramento e a ampliação do conhecimento no campo da museologia e de áreas afins, a Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto promove entre os dias 7 e 14 de julho a 4ª edição do projeto Inverno no MHAB, em correalização com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). A iniciativa conta com o apoio do Instituto Cervantes, órgão oficial do Governo da Espanha. Como centro de pesquisa e de difusão do conhecimento, o MHAB pretende, com esse projeto, dinamizar sua política de ação cultural, legitimando-se como agente cultural dinâmico da cidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de julho, de terça a domingo, das 9h às 17h, na recepção do museu (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) ou pelo e-mail contato@amigosdomhab.com.br. O valor para os minicursos custa R$ 30 ou R$50, de acordo com o tema. Para a realização das oficinas, é necessário número mínimo de inscritos definido pelo museu. Serão fornecidos certificados. A programação completa do evento pode ser consultada no site: www.amigosdomhab.org.br.

Programação da Oficina Cultural de Uberlândia

Trabalho Gráfico de Alessandra Leles Rocha

OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA
Inscrições para Oficinas
1 a 8 – 8h às 18h
Cursos Gratuitos
Apresentar RG e CPF
Informações – 3231-8608, 3223-4996, 3214-9889
oficinacultural@uberlandia.mg.gov.br
ARTESANATO
·       Aromoterapia - Uma arte de muitos cheiros
Ministrante - Juliana Borges
Período - 12 a 28 - 3ªs e 5ªs
Horário - 9h às 11h
Público alvo - a partir de 16 anos
Vagas - 15 primeiros inscritos
Oferecer conhecimentos básicos de aromoterapia, bem como seus efeitos terapêuticos, além de
receitas de como preparar sinergias (formulações) de cremes, sabonetes e óleos.
ARTES CIRCENSES
·       O mundo mágico do palhaço
Ministrante - Daniel Vieira Brant - Palhaço Bexiga
Período - 11/6 a 11/7 - 2ªs e 4ªs
Horário - 19h às 21h30
Público alvo - a partir de 12 anos
Vagas - 20 primeiros inscritos
Conhecer e experimentar a arte do Palhaço de Circo desenvolvendo a consciência corporal, a
criatividade, a expressividade, despertando o personagem cômico que existe em cada um.
ARTES VISUAIS
·       Livro de artista: teoria e prática
Ministrante - Paulo Faria
Período - 11/6 a 6/7 - 2ªs e 6ªs
Horário - 14h30 às 17h30
Público alvo - Interessados a partir de 15 anos
Vagas - 20 primeiros inscritos
Confeccionar livros tipo codex medieval (com lombada aparente)
Apresentar tipos diferentes de encadernação
CORPO E EXPRESSÃO
·       Encontro de gestantes - parto humanizado
Ministrante - Grupo Bom Parto
Dias - 14 e 28 - 5ªs feiras
Horário - 19h
Público alvo - Pais e mães gestantes e interessados.
Prestar informações aos pais que se interessam pelo parto normal, preferencialmente pelo parto
natural, promovendo a humanização do nascimento e a escolha consciente da melhor forma de trazer
seu filho ao mundo.
DANÇA
·       Oficina - Suingue Sangue Bom II - samba de gafieira e forró
Ministrante - Maylla Rosa
Período - 14 a 28 - 5ªs feiras
Horário - 19h30 às 21h
Público alvo - Interessados a partir de 16 anos, que tenham noções básicas de dança dos ritmos de
samba de gafieira e forró.
Vagas - 15 masculinas primeiros inscritos
15 femininas primeiros inscritos
Desenvolver e aprimorar por meio da prática da dança, os ritmos de samba de gafieira e forró.
·       Dança de Salão - bolero - forró e samba
Ministrante - Maylla Rosa
Período - 12/6 a 17/7 - 3ªs e 5ªs
Horário - 14h30 às 16h
Público alvo - Interessados a partir de 50 anos
Vagas - 15 masculinas primeiros inscritos
15 femininas primeiros inscritos
Desenvolver e aprimorar por meio da prática desta atividade o ritmo, coordenação motora,
flexibilidade, equilíbrio, concentração, postura e a consciência corporal.
MÚSICA
·       Vivências musicais
Ministrante - Janaína Santiago
Período - 14/6 a 12/7 - 5ªs feiras
Horário - 19h às 21h
Público alvo - Interessados a partir de 16 anos
Vagas - 20 primeiros inscritos
Oportunizar o conhecimento dos elementos musicais por meio da vivência, utilizando o corpo e a
voz como principal instrumento de improvisação e percepção, com enfoque em ritmos nordestinos.
LITERATURA
·       Estação da Palavra - ler e ouvir com maturidade
Ministrante - Juliana Schroden
Período - 08 e 22 6ªs feiras
Horário - 10h às 11h
Público alvo - Moradores do Lar São Vicente e Santo Antônio e comunidade interessada.
Promover por meio da escuta da leitura a interação entre o ouvir e o falar. Serão momentos em que o
encontro com a estória contada proporcionará maior envolvimento entre os participantes, que
poderão identificar-se, imaginar-se com algum personagem e ainda vivenciar situações narradas.
·       Histórias e Tramas
Ministrante - Maria Inês Mendonça
Período - 12 a 28 - 3ªs e 5ªs
Horário - 14h30 às 17h
Público alvo - Interessados a partir de 16 anos
Vagas - 15 primeiros inscritos
Propiciar o conhecimento de novas técnicas para Contadores de Histórias e confeccionar
artesanalmente os personagens, visando a uma apresentação como resultado final
OFICINAS EM ANDAMENTO
·       Oficina - Do texto ao palco!
Ministrante - Ana Maria Rodrigues
Período – 9/5 a 27/6 – 2ªs e 4ªs
·       Projeto - Oficina de teatro
Daiane Costa
abril a agosto
·       Oficina de interpretação – Cinema e TV para a 3ª idade
Jair Moreira Rodrigues Filho
11/4 a 4/7
·       Gravura em metal - A linha gravada
Ministrante - Aloísio Diniz
Período – 21/5 a 25/6 – 2ªs e 4ªs
·       Práticas de Ioga - Corpo em movimento
Ministrante - Adriana Andrade
Período 10/5 a 28/6 – 3ªs e 5ªs
·       Balé Clássico
Ministrante - Caroliny Pereira
Período - 9/5 a 28/11 – 2ªs e 4ªs
·       Balé Clássico
Ministrante - Caroliny Pereira
Período - 9/5 a 30/11 – 2ªs e 6ªs
·       Música para pequenos I
Janaína Santiago
16/4 a 29/10
·       Música para pequenos II
Janaína Santiago
12/4 a 25/10
·       Coro Uberlândia
Gleicy Mônica e Simone Paiva
Período - abril a outubro – 4ªs feiras
·       BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PROGRAMA LER COM PRAZER CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Grupo Aquarela
Deysemar Carvalho e Heloísa Gomides
Dias 5, 12, 19, 26 – 14h
Biblioteca Pública
·       COSTURANDO A LEITURA
Dias 1, 15, 22, 29 – 13h30 às 16h
Centro de Formação São Francisco de Assis – Bairro Canaã
Centro de Formação Nova Canaã – Bairro Copacabana
Dias 6, 13, 20, 27 – 13h30 às 16h
Centro Educ. do Menor Aura Celeste – Bairro Presidente Roosevelt
Centro de Formação Espírita Cristã – Bairro Tibery
·       Entrega de Livro em Tecido confeccionado pelas crianças do Centro Educ. do Menor Aura Celeste
Dia 27 – 14h
Local: EMEI Augusta Maria de Freitas – Seringueiras
·       RODA DE LEITURA
Mediador - Yuri Augustus de Mello Reis
Dias - 11 e 25 – 8h as 9h30
·       DIA NACIONAL DA IMPRENSA
Dia 1º – 14h
Palestrante - Marthayza Ferreira
·       DIA DO CINEMA BRASILEIRO
Dia 18 – 9h
Palestrante - Iara Helena Magalhães
·       CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Dia 29 – 14h às 14h30
Tema- Folclore Junino
Contadora- Maria Helena Paiva
·       OFICINA CONFECÇÃO DE ESTANDARTES - PAPEL RECICLADO
Tema - Santos Juninos
Ministrante- Noemia Arantes Morais
Dia 29 – 14h30 às 15h30
·       MEU BRASIL BRASILEIRO
Tema: A história da música caipira no Brasil:
Referências aos Santos Juninos
Ministrante- Rogério Mota Cardoso
Dia 21 - 14h
·       ATIVIDADE FORMATIVA
Núcleo Contadores de História
Coordenação - Martha A. Pannunzio
Dia 13 – 8 às 11h30 - 13h30 às 17h – 18h às 21h30
Oficina Cultural
·       OFICINA PINTURA EM AZULEJOS
Ministrante - Warley Ladir Resende
Dias: 2ª e 5ª feiras – 9h às 11h
·       OFICINA DOBRADURA
Ministrante - Deysemar Carvalho
Dias 6, 13, 20, 27 - 14h
·       REVIVENDO A HISTÓRIA DE UBERLÂNDIA
Visitação monitorada - 2ª a 6ª - 9h às 11h
·       SALA BRAILLE INHAZINHA VILELA
Leitura à viva-voz, apoio pedagógico, ampliações, transcrição Braille
Organização: Virgínia Machado Sanchez
2ª a 6ª - manhã e tarde.
Apoio- Comunidade em geral (voluntários)
Apoio Pedagógico
3ª feira - 13h às 14h e 14h as 15h
Ministrantes- João Batista Ferreira e Noêmia A . Morais
Alfabetização Braille para deficientes visuais
2ª feira - 13 às 14h e 14h às 15h
3ª feira – 13h30 às 15h
5ª feira – 15 às 16h
6ª feira – 13h30 às 14h30
Ministrantes- João Batista Ferreira e Noêmia A. Morais
Orientação e mobilidade
5ª feira – 16 às 17h
6ª feira – 15h às 17h
Ministrante - João Batista Ferreira
Informática adaptada e gravações
2ª a 6ª - 8h15 às 13h30
Ministrante - Soraia F. Rezende
Curso de datilografia convencional
4ª feira - 13 às 14h.
Ministrante - João Batista Ferreira
Curso de datilografia Braille
2ª feira – 8h30 às 9h30 e 9h30 às 10h30
3ª feira – 14 às 15h
4ª feira – 14 às 15h e das 15 às 16h
Ministrante- João Batista Ferreira
Curso de Sorobã
6ª feira - 13 às 14h
Ministrante - João Batista Ferreira
·       BIBLIOTECA SESI INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO
BRINQUEDOTECA
Jogos pedagógicos, desenhos, brinquedos educativos .
2ª e 4ª- 8h às 18h
PINTURA EM AZULEJO
Dias – 5, 12, 19, 26
9h às 10h - Infantil
10h às 11h – Adulto
Ministrante – Warley Ladir Resende
OFICINA DE ARTESANATO
Dias - 20
14h às 16h
HORA DO VIDEO
9h às 11h e 14h às 16h
Agendamento Prévio
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Dia14
9h às 10h
Grupo Aquarela Deysemar e Heloisa
TEATRO DE FANTOCHES
Tema – Dengue
Dia 29
9h às 10h
Ministrante - SMSaúde
PROJETO CULTURAL VIVA MANSOUR
Balé I 3ª e 5ª – 8h50 às 10h40
Balé II 3ª e 5ª - 8h às 8h50
Flauta/Musicalização 5ª 9h40 às 11h20
Dança de Rua 2ª e 3ª 13h às 14h40
B.Boy 4ª e 6ª 13h às 14h40
Flauta/Musicalização 5ª 13h às 14h40
Balé I 3ª e 5ª- 15h30 às 16h20
Balé II 3ª e 5ª- 14h40 às 15h20
Dança de Salão sábado 15h às 17h / 17h às 19h