segunda-feira, 28 de maio de 2012

ALB-Mariana faz Cerimônia conjunta com InBRasCI, Aldrava Letras e Artes e ALEPON


Personalidades Culturais de Minas Gerais são homenageadas em Mariana

A Academia de Letras do Brasil de Mariana, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais e a Aldrava Letras e Artes, em parceria com a ALEPON, realizaram no último dia 26 de maio de 2012, reunião solene, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFOP. A solenidade foi precedida pela palestra "Chica da Silva no Romanceiro da Inconfidência", proferida pelo acadêmico e mestre em Estudos Literários pela UFMG, Adalgimar Gomes Gonçalves, que discutiu sobre as formas de representação literária da personagem Chica da Silva na obra de Cecília Meireles, resgatando aspectos culturais e históricos de Ouro Preto e Diamantina no século XVIII, o Século das Luzes.
Em seguida, o Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais, outorgou a Medalha de Mérito Cultural 2012, às seguintes personalidades e entidades: Centro de Cultura SESI-Mariana; escritor Humberto Martins; artista plástica Iara Abreu; Jornal Hoje em Dia-representado pelo Presidente, Fabiano Freitas, equipe de colunistas e diretor administrativo-financeiro, Claudinei Girotti, (Destaque de Minas Gerais com a Placa de Mérito Cultural do InBrasCI-MG e da Aldrava Letras e Artes); Marcos Túlio Damascena, coordenador da Borrachalioteca - Sabará, MG; acadêmica Marisa de Castro Godoy, escritor Rodrigo Starling; TV Inconfidentes; acadêmico Zaidan Jorge Brumano; Presidente da ALEPON, Wilma Maria Quintiliano de Oliveira e acadêmica Célia Lamounier.
Segundo a Presidente fundadora da ALB de Mariana e do InBrasCI-MG, Andreia Donadon Leal, "é preciso valorizar e reconhecer o trabalho do outro. Elogiar e reconhecer vem do cultivo particular de uma visão positiva e construtiva em relação a nós mesmos e ao mundo em que vivemos. O InBrasCI-MG, a Aldrava Letras e Artes e o InBrasCI-MG têm uma missão na cidade de Mariana: reconhecer o trabalho cultural desenvolvido por pessoas e entidades, em prol da cultura brasileira e internacional; cultivar e desenvolver o jardim da cultura e, através dela, unir pessoas e entidades, valendo-se de sua criatividade, talento e trabalho. No final do caminho ou de nossa jornada, a verdadeira sabedoria está em reconhecer que não somos simplesmente protagonistas de nossa história, somos parte de uma história muito maior e que o centro está em todo lugar".
O evento foi finalizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON), com sarau lítero-cultural.

Postado em: