segunda-feira, 4 de julho de 2011

Grandes Ideias!!! - No Zoológico de Brasília monitores da SUEL são aprovados pelos deficientes visuais durante o Zoo Toque

Os monitores da Superintendência de Educação e Lazer (SUEL) dedicaram a terça-feira (28/06), aos deficientes visuais.
A SUEL, por meio do Projeto Zoo Toque, dá aos deficientes a oportunidade de virem ao zoológico e saírem com novas sensações.
A grande diferença está na capacitação dada aos monitores que receberam orientações de como tratar, conduzir e trocar experiência com o visitante cego.
O experimento trouxe resultados significativos, pois a transferência de conhecimentos por meio da visita orientada deixa lembranças e sensações inéditas na mente dos visitantes portadores de necessidades visuais.
A visita foi o marco de uma série de outras agendas que acontecerão sempre às terças-feiras, as quais serão dividas para portadores de diferentes idades, onde os monitores atenderão grupos de educação precoce, educação infantil, e educação para adulto.
Para a coordenadora Do Centro de Educação para Deficientes Visuais, professora Fernanda Reis, a iniciativa do Zoo é um bom exemplo e deve continuar. “O ideal agora é ampliar os números dos bichos e as formas de contatos, o que estimula novas sensações”, explica.
A voz dos deficientes – Crianças e adultos saem com uma boa impressão após sentirem o odor dos animais vivo e depois tocá-los.
É o que acontece durante o Zoo Toque. Assim que terminam o passeio pelo parque, eles visitam o Museu e com as próprias mãos, sentem as diferentes texturas de várias espécies de animais taxidermizados. Momento de sensações inesquecíveis, como revela o visitante Marques Souza, que perdeu a visão em um acidente. “Aprendi aqui coisas que não sentia quando ainda enxergava. Imagino a satisfação daqueles que nunca puderam enxergar, acho isso aqui muito legal”, declarou.
A SUEL abriu um cronograma para atender entidades com portadores de deficiência visual. O telefone para agendar a visita é o (61)3445-7007.