Em comunidades de baixa renda de 24 estados e do
Distrito Federal, 22 mil mulheres e 13 mil homens participaram dos cursos de
formação que buscam promover o empoderamento econômico do público feminino.
Parceria entre a ONU Mulheres e o Instituto Coca-Cola Brasil já tem três anos.
Cerca de 22 mil mulheres e 13 mil homens de comunidades de baixa renda
já participaram de oficinas de capacitação sobre igualdade de gênero,
realizadas por uma parceria de três anos entre a ONU Mulheres e o Instituto
Coca-Cola Brasil. Cursos de
formação foram oferecidos em 24 estados e no Distrito Federal e se
dividiram em três áreas – reciclagem, empreendedorismo e varejo.
Esses números foram divulgados durante o último Congresso do Grupo de
Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), quando o Instituto Coca-Cola e a ONU
Mulheres apresentaram os resultados de suas iniciativas conjuntas para promover
o empoderamento econômico das mulheres.
O público mobilizado pelas oficinas incluiu empreendedoras, jovens em
preparação para entrada no mercado de trabalho e membros de cooperativas de
materiais recicláveis.
A parceria envolveu a plataforma Coletivo Coca-Cola, voltada para o
fortalecimento comunitário e para a geração de renda nas comunidades. A ONU
Mulheres contribuiu com perspectivas sobre igualdade de gênero, empoderamento
feminino e direitos humanos, além de ajudar no aprimoramento dos currículos de
treinamento e das ferramentas de monitoramento do Instituto.
“Como eixo social da Coca-Cola Brasil, o Instituto juntou a sua
expertise com comunidades e esforços com os da ONU Mulheres. Construímos
maneiras inovadoras de mudar a realidade de comunidades de baixa renda. Alcançamos
resultados surpreendentes e percebemos o potencial de setores corporativos
ligados à iniciativa privada mobilizarem atenção e investimentos para o
empoderamento econômico das mulheres e das comunidades”, explicou a
representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
“Temos uma rota e convidamos outras corporações a seguirem conosco em
favor dos direitos das mulheres”, sugeriu. Apesar de estarem focadas no
fortalecimento das mulheres, as oficinas também contaram com a participação de
mais de 10 mil homens dos coletivos de reciclagem e varejo.
“Considerando que a maioria dos homens são parte da mesma família ou
comunidade das mulheres beneficiárias, eles têm o potencial de apoiar uma
mudança social e de comportamento em comunidades e baixo poder econômico em
favor dos direitos das mulheres”, acrescentou Gasman.
Por meio da colaboração das mulheres ao longo dos cursos, foi elaborado
o Guia de
Formalização Fácil para Empreendedoras. As oficinas também
possibilitaram a aquisição de informações sobre gênero, raça e etnia para o
Manual de Compras Sustentáveis, do Conselho Empresarial Brasileiro para o
Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), composto por mais de 70 grandes grupos
empresariais do país, entre eles, a Coca-Cola.
Para a facilitação das atividades de formação, o Instituto Coca-Cola e a
ONU Mulheres produziram três vídeos educativos, com o apoio do Instituto
Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).
Os materiais audiovisuais despertaram debates e reflexões sobre as
relações cotidianas, as divisões de tarefas no ambiente doméstico e familiar e
as consequências das desigualdades de gênero no mercado de trabalho e na
comunicação.
“Acreditamos que as empresas podem e devem atuar para além das
fronteiras de suas políticas de recursos humanos, para além das paredes de seus
escritórios e fábricas, como agentes incentivadores de transformações que
rompam os padrões culturais e tornem a sociedade mais justa e igualitária”,
explicou a diretora-executiva do Instituto Coca-Cola, Daniela Redondo.
“É por isso que essa parceria com a ONU Mulheres tem um papel tão
importante para a promoção do empoderamento socioeconômico das mulheres em
comunidades de todo o Brasil”, afirmou.
A Coca-Cola é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres
(WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global
das Nações Unidas. A empresa também integra o Conselho Assessor de Liderança do
Setor Privado da ONU Mulheres.
Acesse a
cartilha dos WEPs aqui (em português).
Fonte: https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-e-coca-cola-promovem-oficinas-sobre-igualdade-de-genero-e-capacitam-35-mil-pessoas/