terça-feira, 28 de setembro de 2010

Crônica: Abrindo os olhos



Por Alessandra Leles Rocha

            É! Nenhuma surpresa em saber que apesar de 85% dos brasileiros serem a favor da Lei da “Ficha Limpa”, 13% ainda afirmarem que votariam em um candidato que lhes acenasse com algum tipo de favor ou benefício em troca do voto1. Ainda mais, sabendo que para sobreviver nesse país, as oportunidades são cada vez menores; já que, há tantos se desdobrando em ocupar cargos diversos e receber por eles polpudos salários.
            Não! Isso não é uma justificativa para a manutenção perene do que os livros de história denominam “voto de cabresto” e relatam sobre a época em que se trocava o voto por um par de botinas; mas, da constatação acerca de um ciclo estabelecido ao longo dos séculos em nosso país. Distantes de um equilíbrio educacional satisfatório, contando com cerca de 16 milhões de analfabetos (e 33 milhões se levados em conta os chamados “analfabetos funcionais”) 2, ampliam-se os abismos intelectuais e torna vulnerável a sociedade, em razão do baixíssimo volume e qualidade de informações, às investidas desse tipo de ação.          Quem pisa sobre a Terra precisa sobreviver, e quem labuta sob sol e chuva sabe bem o desafio que é por sobre a mesa o pão de cada de dia. Então, o que reluza diante dos olhos como um “agrado” para somar ao parco salário no fim do mês, pode sim, significar um prato mais cheio ou quem sabe, até variado.
            Há os que se acostumaram pelo tempo a levar a vida dessa forma; mas, há também, os que se mantêm nela oprimidos pela indignação que vem das palavras pronunciadas na televisão e/ou no rádio, contando dos feitos de gente que desviou dinheiro do povo, que foi preso com dinheiro em malas e “cuecas”, que tem muitos empregos no governo, que vivem sem grandes esforços e ainda recebem por isso. Entre os indignados há quem abafe a indignação e queira extrair uma gota que seja desse veio caudaloso que vez por outra pinga sobre sua esperança e faz-lhes acreditar que um dia sua estrela brilhará, como que tomasse posse de algo que lhe pertence por direito; e, os que se indignam totalmente calados, que recebem as migalhas em silêncio e fazem do ato de votar sua redenção particular, pois na verdade agem segundo sua própria vontade e não a de quem lhes comanda.
            Mas, não se pode esquecer que infelizmente o tal “cabresto eleitoral” não atinge só aos menos favorecidos, ignorantes, houve quem se entregasse a pratica por livre e espontânea vontade, apenas para satisfazer as próprias ambições. Por isso, se equilibram entre tantos afazeres e funções, são onipotentes e onipresentes especialmente no serviço público. Enquanto é possível, vão se mantendo presos as teias que lhes seguram e usufruindo das benesses tão sonhadas. Não se importam em ser e agir assim, pois seu compromisso é consigo mesmo e não com o país. 
            Esses 85% da pesquisa dizem muito; dizem que apesar dos pesares os tempos estão mudando, que o tempo fomentou verdadeiramente o desagrado com o modo de se fazer política nesse país, que apesar da subserviência persistente de alguns, a ruptura com a ética e o decoro consegue de fato causar incômodo.  A lei da “Ficha Limpa” veio soprar sobre as feridas da nação a esperança em que haja esperança de transformação com a chegada, às esferas do poder legislativo e executivo, de cidadãos imbuídos na construção de um país de oportunidades para todos, de distribuição de renda menos discrepante, de dignidade cidadã igualitária, de aplicação dos recursos públicos em favor do povo; aquele, que se bem me lembro, é de onde se emana o poder e em seu nome deve ser exercido.  
            A “Ficha Limpa” que se aplica desde sempre ao cidadão comum na hora de procurar emprego, através dos certificados de bons antecedentes, e hoje aos pretensos candidatos aos cargos políticos, se aplique como regra geral a todos sem distinção, sem prerrogativas, para que o país caminhe abrindo os olhos e retome a busca pela ordem e pelo progresso. 


1 http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/09/21/pesquisa-ibope-revela-que-85-dos-eleitores-aprovam-lei-da-ficha-limpa-mas-54-nao-denunciariam-crimes-eleitorais-921011020.asp
2 http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI110852-EI994,00.html



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.