Especialistas
em dados e funcionários humanitários atuarão juntos para processar e visualizar
as informações para que rapidamente tenham “uma visão das necessidades das
pessoas afetadas e da resposta de parceiros humanitários”.
As Nações Unidas abriram no final de 2017 um centro de dados
humanitários com o objetivo de melhorar o intercâmbio de dados em tempo real e
seu uso para responder melhor às crises mundiais.
Na inauguração – em Haia, na
Holanda –, o secretário-geral da organização, António Guterres, disse que se trata
de um “sinal para o futuro”.
Para o chefe da ONU, o local vai
ajudar os funcionários do setor na tomada de “decisões informadas e
responsáveis” para atender as necessidades mais urgentes das pessoas.
Especialistas em dados e
funcionários humanitários atuarão juntos para processar e visualizaras informações
para que rapidamente tenham “uma visão das necessidades das pessoas afetadas e
da resposta de parceiros humanitários”.
Eles vão desenvolver e promover
políticas de dados para garantir a proteção de informação confidencial e
oferecer capacitação em habilidades de uso de dados.
A iniciativa do Escritório das
Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) e do governo
da Holanda vai acelerar o fluxo de dados recolhidos para o seu uso. A ideia é
que mais entidades de auxílio tenham acesso a esse tipo de informação.
Guterres disse ainda que o centro
mostra que as tecnologias revolucionam todos os aspectos da vida e podem ser
aproveitadas para ajudar e apoiar pessoas vulneráveis no mundo.
Como parte da iniciativa, o OCHA
dispõe de uma ferramenta para o acesso, compartilhamento e uso por parte de
centenas de organizações e dezenas de emergências humanitárias como Iêmen,
Somália e a crise de refugiados rohingya.
Saiba mais no site do novo
centro: https://centre.humdata.org.