sábado, 10 de outubro de 2020

Dia Mundial de Cuidados Paliativos destaca a importância do cuidado para a qualidade de vida de pacientes e familiares

Dia Mundial de Cuidados Paliativos destaca a importância do cuidado para a qualidade de vida de pacientes e familiares

HC-UFU possui uma comissão de cuidados paliativos e uma equipe de cuidados paliativos oncológico

 

Com o tema “Meu Cuidado. Meu Conforto” será comemorado no próximo sábado (10), o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A data é celebrada todos os anos no segundo sábado do mês de outubro e foi criada pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental, que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices. No Brasil a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) apoia e incentiva a campanha que tem como um dos objetivos alertar para a necessidade de priorizar políticas e serviços de cuidados paliativos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define cuidados paliativos como a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) tem uma Comissão de Cuidados Paliativos, implantada em 2019, além de uma equipe de Cuidados Paliativos Oncológicos. O coordenador da comissão, o médico geriatra e paliativista, Marcelo de Freitas Mendonça, explica que a equipe de Cuidados Paliativos do Setor de Oncologia atende pacientes internados no setor, em tratamento ambulatorial e em domicilio. A Comissão de Cuidados Paliativos presta assistência a pacientes internados nas demais unidades do hospital com qualquer tipo de doença que ameace a continuidade da vida, e que a equipe médica tenha solicitado um parecer clínico da comissão.

Composta por médicos geriatra e pediatra, enfermeira, psicóloga e assistente social, a comissão já atendeu, em pouco mais de um ano, cerca de 300 pacientes. “Estamos otimistas com o nosso trabalho que está só começando. Nosso projeto é ampliar o atendimento de Cuidados Paliativos para o ambulatório e para a casa do paciente”, ressalta Mendonça. Também faz parte dos planos estender a atuação para o ensino com a criação de um curso de residência médica em Cuidados Paliativos. “Com a contratação de novos médicos paliativistas pelo concurso Ebserh vamos criar, em 2022, a residência médica e já temos residentes interessados", aponta.

 

Cuidados Paliativos Oncológicos

O programa existe desde 2002 com uma equipe interdisciplinar coordenada pela médica Paula Andrea Victal Junqueira de Freitas e já atendeu mais de três mil pacientes. Atualmente, 436 pacientes estão em acompanhamento pelo programa. Além da assistência, a equipe realiza a capacitação de profissionais de rede de Atenção Primária e Secundária de Uberlândia e de outras cidades da região.

 

Programação

Para comemorar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, incentivar a reflexão e a atualização das equipes o HC-UFU preparou um Quiz com direito a premiação. As perguntas são sobre a prática dos Cuidados Paliativos, conforme os princípios e a definição mais recente da OMS. Os prêmios foram doação ao projeto. Hoje, a partir das 19h, haverá uma live com Diego e Victor Hugo. A transmissão será pelo https://youtu.be/8BYdJp4N21g 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do HC-UFU





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.