sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Fé. Crença. Religião. A escolha é sua!


Fé. Crença. Religião. A escolha é sua!

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Confesso que me surpreendo cada dia mais com a nova face do Brasil, que vem desconstruindo por completo uma infinidade de crenças em torno da identidade nacional. Começou pela manifestação explícita do racismo e, agora, a passos largos, caminha rumo à intolerância religiosa. Sobretudo, em relação as religiões de matriz africana.

Pois é, quem diria que o Brasil se renderia ao fundamentalismo religioso, não é mesmo? Bons tempos aqueles em que o sincretismo parecia tão natural e genuíno as raízes nacionais! Mas, agora, um certo tipo de “patrulha da fé” decidiu partir para o ataque e combater raivosamente o sagrado de cada um, usando de todo e qualquer artifício, inclusive, Fake News 1.

Só para iluminar o debate, isso significa que estão, de saída, passando por cima da própria Constituição Federal de 1988, a qual expressa claramente em seu artigo 5º, inciso VI, que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias”.

Mas, quem disse que isso representa um freio para os tais arroubos fundamentalistas? Em absoluto. A obstinação continua de pé! O que levanta dúvidas não apenas a respeito da compreensão que essas pessoas têm em relação ao sentido da fé, da crença, da religiosidade, em sentido amplo; mas, quanto ao modo com o qual elas se relacionam individualmente com esses conceitos.

Sim, porque fé diz respeito a relação pessoal e intransferível que se estabelece com o sagrado, manifesto por diferentes formas e conteúdos. A crença, que é o acreditar, o depositar confiança em algo ou em alguém, nasce da fé; mas, também, da religião, que é o componente ideológico estabelecido através de um arcabouço de princípios, crenças, práticas e doutrinas fundamentados pelo sagrado e desfrutados pelo compartilhar coletivo.

Quando não se consegue definir com clareza e objetividade tudo isso, as pessoas acabam se embrenhando pelos labirintos confusos do fundamentalismo religioso. A tal ponto, que elas geralmente costumam demonstrar, de diferentes modos, um receio de que a fé alheia possa vir a perturbar ou corromper a sua. Porque o significado e a significância desses elementos se perderam dentro delas, ou talvez, nunca tenham existido de fato.

Sobre fé, crença e religião não existe em cima do muro! Tem que haver uma conexão direta com a identidade do indivíduo, tem que caber no mais profundo do ser. Não é uma questão de falar. É uma questão de sentir. De professar através dos mínimos gestos, dos mais simples pensamentos, das mais puras atitudes. Então, o que menos importa é onde você se sente parte desse processo. Se é na igreja, ou na sinagoga, ou na mesquita, ou no templo, ou no terreiro, ou em qualquer outro espaço de profissão de fé, a ninguém mais interessa, a não ser a você.

Jeová, Adonai, Allah, Olurum ou qualquer outra forma de honrar a Deus, não irá jamais questionar as suas escolhas no campo da fé. Não irá indagar a sua identificação por esse ou aquele caminho. Porque Deus é amor, é compreensão, é liberdade, é respeito. E é sobre esses termos que Ele estabelece a relação com quem o procura verdadeiramente, pelos princípios do Sagrado. E se Ele não o faz, por que alguém se considera no direito de fazer, hein?

Vivemos tempos tão conturbados, tão aflitos, tão complicados, tão sofridos, tão... que a fé, pela percepção de cada um, se faz um bálsamo imprescindível para sobreviver aos desafios! De modo que não há razões que justifiquem obstaculizá-la nem no seu papel humanitário, tampouco, no identitário. Não há fé maior ou menor, melhor ou pior. Há simplesmente fé. Fé que ampara. Fé que orienta. Fé que acolhe. Fé que restaura a dignidade. Fé que cuida.

E quando nos reunimos em torno dela, no senso coletivo da fraternidade, da irmandade, não é na simbologia de um evento social, do mero cumprimento de um rito protocolar. É de livre e espontânea vontade. Como escreveu linda e profundamente, Gilberto Gil, para falar com Deus “[...] Tenho que apagar a luz / Tenho que calar a voz / Tenho que encontrar a paz [...]” 2.

É dessa forma que se consegue a consciência do sentido do partilhar as vivências, as experiências, que a fé proporciona a cada um, dentro da sua singularidade. E dessas trocas crescemos, evoluímos, aprendemos, nos tornamos seres melhores na nossa humanidade existencial.  

Até que, de repente, você se depara com o incontestável, ou seja, “Dê ao mundo o melhor de você. Mas isso pode não ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja que, no final das contas, é tudo entre VOCÊ e DEUS. Nunca foi entre você e o outros” (Madre Teresa de Calcutá). Aí você entende, de uma vez por todas, que esse melhor faz luzir a fé que habita em você, o Deus que habita em você. Portanto, o melhor não precisa da permissão de ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.