terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prêmio Culturas Populares 2012


O Ministério da Cultura, via Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, publicou nesta segunda-feira (5), o Edital de Divulgação do Prêmio Culturas Populares 2012. Esta edição homenageia o ator, produtor e cineasta paulista Amácio Mazzaropi, pelo centenário de seu nascimento.
Serão investidos um total de R$ 5 milhões distribuídos entre 350 premiados – incluindo o homenageado – dentre Mestres (170 prêmios), Grupos/Comunidades (170 prêmios) e Mestres in memoriam (10 prêmios).
As inscrições ficarão abertas de 5 de janeiro até 5 de abril de 2013 e poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema SalicWeb, ou por via postal, sendo necessário, em ambos os casos, encaminhar a documentação e anexos exigidos pelo edital.
O objetivo do concurso é reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras. Também poderão participar os projetos que desenvolvam atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, em todas as suas formas e modos próprios como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário