segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Biblioteca Mário de Andrade: Macbeth - Palestra sobre a ópera


22/11, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório
Apoio: Theatro Municipal

Em parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade promove um ciclo de palestras para apresentar ao público aspectos literários e artísticos das grandes óperas da programação deste semestre.

Sobre a ópera: Macbeth - ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave baseada na obra homônima de William Shakespeare - revela, ao lado de Otello e Falstaff, a predileção que o compositor italiano tinha pela obra do dramaturgo. O próprio Giuseppe Verdi revela: “É um dos meus poetas preferidos, desde a infância tenho seus livros nas mãos e os leio e releio constantemente”.
Adaptada para a linguagem da ópera romântica italiana, a peça original tem sua estrutura bastante modificada, com cenas suprimidas e personagens levados para um segundo plano enquanto o foco se concentra sobre Macbeth, Lady Macbeth e as feiticeiras. Um das obras primas do repertório lírico.

Apresentações no Theatro Municipal de São Paulo
Dias: 21 às 20h, 23 às 20h, 25 às 17h, 27 às 20h, 29 às 20h
Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Lírico
Direção Musical e Regência Abel Rocha

Jorge Coli:
Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1990), em estética musical; livre-Docência e Titulação em História da Arte e da Cultura pela Unicamp; Pós-Doutorado na New York University. Professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Professor convidado em várias universidades internacionais (Princeton, Panthéon-Sorbonne entre outras). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, história da arte, pintura, música, estética e cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário