sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ABL: Ciclo de conferências “Visões da história”


A Academia Brasileira de Letras abre seu novo ciclo de conferências, denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho. A primeira palestra será feita pelo professor, mestre e doutor em História Social da Cultura Felipe Charbel, que abordará o tema “A história em Maquiavel”. O evento está programado para o dia 25 de setembro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do novo ciclo: “Visões da História” são manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. O ciclo de conferências sobre “Visões da História”, organizado pela ABL, pretende retomar alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou.
O ciclo terá mais quatro palestras: dia 2 de outubro, “História e historicidade em Santo Agostinho”, com o Acadêmico Tarcísio Padilha; dia 9 de outubro, “A História como sistema em Ortega y Gasset”, com Arno Wehling; dia 16 de outubro, “O fim da História?”, com o AcadêmicoSergio Paulo Rouanet, e dia 23 de outubro, “A História em Giambattista Vico”, com o Acadêmico e professor Marco Lucchesi.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário