quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aluno da Engenharia cria site para compra e venda de livros acadêmicos


Na Escola de Engenharia da UFMG, diante dos gastos e dificuldades de encontrar livros necessários para seus estudos, o estudante Danilo Maia, do 10º período de Engenharia Elétrica (ênfase em computação), criou no fim de 2010 um sistema para que estudantes possam anunciar, procurar e comprar livros acadêmicos pela internet. O projeto evoluiu e se transformou no site Adquo, que já conta com mais de 350 usuários ativos.
O sistema funciona com base na interatividade. Os interessados em vender algo precisam criar uma conta no site. A busca é aberta a todos, sem necessidade prévia de cadastro. “É tudo gratuito. Para uma iniciativa crescer ela tem que ser simples, funcional, para que as pessoas possam se sentir atraídas”, argumenta Danilo Maia.
De acordo com o estudante, o uso é mais intenso no começo dos semestres letivos. “Até o final de agosto serão quase 100 negociações fechadas”, prevê. A expectativa do estudante é que em dois anos o Adquo atinja a marca de cinco mil usuários, agregando, entre outros serviços, a divulgação de bolsas acadêmicas.
O site traz para o mundo virtual os tradicionais avisos publicados nos quadros e murais dos corredores dos cursos de graduação. “É uma possibilidade de ajudar os colegas da comunidade acadêmica”, comenta o estudante, lembrando que a página já reúne internautas da Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Danilo Maia, que tem 22 anos e trabalha na área de desenvolvimento de softwares, conta que a ideia surgiu após cursar a disciplina optativa Engenharia de Software. O nome Adquo vem do latim, e significa o centro da questão. No princípio a divulgação foi feita por meio de conversas e e-mails enviados aos amigos. O projeto esteve em teste de outubro de 2010 até janeiro deste ano. E está funcionando oficialmente desde março.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.