segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1º de Agosto - Dia do Selo Postal Brasileiro

O Dia do Selo Brasileiro é comemorado em 1º de agosto porque nesta data, no ano de 1843, foram emitidos os primeiros selos no país.
Conhecidos como Olho-De-Boi, devido às suas semelhanças com o olho desse animal, os selos brasileiros tinham os valores de 30, 60 e 90 réis.
Mas a ligação entre a história brasileira e a história do selo não pára por aí.
Foi também no Brasil que, em 1974, lançaram o primeiro selo do mundo com legenda em braile.
Outro motivo de orgulho dos filatelistas brasileiros é que nosso país foi o segundo do mundo a emitir um selo com imagens holográficas (tridimensionais), no ano de 1989.
Mais história
O selo nasceu na Inglaterra, em 1840, a partir da necessidade de se estabelecer um padrão de tarifas postais para toda a nação.
Antes de existir, o destinatário arcava com as despesas de correspondência.
Com os selos, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional.
O primeiro selo trazia a imagem do rosto da rainha Vitória e foi ideia de um membro do parlamento inglês, Rowland Hill (1795-1875).
Os selos despertam a curiosidade de muita gente.
Através deles podemos aprender peculiaridades sobre o momento histórico de um país, já que, com frequência, retratam algum tema ou personagem de determinada época que está em voga.
O hobby de colecionar selos é chamado filatelia.
O valor de um selo raro pode chegar a cifras altíssimas, e o verdadeiro filatelista está disposto a gastar muito para incorporá-lo à sua coleção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.