sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Espelho da alma...


Espelho da alma...

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Dizem por aí que os olhos são o espelho da alma. Não creio que seja somente pela expressão de emoções e sentimentos que emergem da retina, porque isso me parece insuficiente para explicar com precisão a linguagem do olhar. Observando aqui e ali a partir do trânsito frenético dos passantes, da maneira como utilizam sua habilidade visual no contato uns com os outros é possível sim, extrair algumas impressões; porém, nada definitivo e completo a respeito.

Essa história de “espelho da alma” é realmente algo muito mais profundo. Não se trata da clareza e da objetividade da expressão reflexiva; mas, da decodificação dos elementos da alma pela junção ao que se vê, traduzindo na manifestação prática dos gestos, dos comportamentos, das ações. Esses olhos sintetizam de maneira única e, particularmente, especial aquela determinada existência humana.

Já colocou reparo nos olhos de John Lennon? Da Santa Dulce dos pobres? De Mahatma Gandhi? De Herbert de Souza, o “Betinho”? Da Madre Teresa de Calcutá? De Martin Luther King? Do Dalai Lama? Da médica Zilda Arns? De Dom Hélder Câmara? ... Embora essas sejam personalidades conhecidas nacional e internacionalmente, a grande verdade é que os “olhos espelhos da alma” não são privilégio ou regalia de uns e outros. Quantos anônimos, desconhecidos, são dotados desses olhos, hein?

Por isso, pode parecer difícil e complicado de entender o que isso significa; sobretudo, em tempos contemporâneos tão caóticos, tão fugazes, tão superficiais. Ora, tem havido um movimento de desaprendizagem contemplativa, aquele velho e bom hábito de olhar “olhos nos olhos”, de observar com atenção aquele silêncio que diz tanto, em forma de luz saída do campo de visão. O ser humano está cada vez mais apressado, mais ansioso, mais desfocado e distante do essencial. Por isso olha, mas não vê, não enxerga, não percebe.

Para se ter olhos que sejam espelhos da alma é fundamental aguçar não apenas um sentido; mas, todos os sentidos ao mesmo tempo, dissecando a vida camada por camada, extraindo dela o que há de melhor. O que me faz pensar que, talvez, sejam eles a chave mestra para abrir as portas da nossa evolução, do nosso conhecimento. Sim, porque há nesses olhos tanto despojamento que eles são livres para nos transportar para outras dimensões, outras perspectivas, outras consciências.

De repente, se percebe que esses olhos imprimem uma identidade. Quem tem “olhos espelhos da alma” não sofrem rompantes, não mudam da água para o vinho, são sempre os mesmos, porque já sabem o que esperam da vida e o que ela espera deles. “Olhos espelhos da alma” têm um quê de missão, de compromisso, de tarefa intransferível; mas, sem todo aquele peso da obrigação, do dever, que retira o brilho e a naturalidade da existência humana. O que tem de ser flui, brota, exala sem esforço, pelo simples prazer de ser. Pois é, eles estão presentes naquele contingente que já se sabe ser maioria no mundo.  Os bons, é claro!

Clarice Lispector escreveu: “Quem eu sou, você só vai perceber quando olhar nos meus olhos, ou melhor, além deles”, porque “Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente” (Rubem Alves – psicanalista, educador e teólogo brasileiro). É verdade. Muitas vezes nos surpreendemos negativamente uns com os outros, porque negligenciamos o olhar. Antes dos resultados práticos das ações, aqueles olhos poderiam ter nos dito exatamente que tipo de gente havia ali.

Isso não quer dizer que a humanidade deva se deixar guiar por quaisquer esterotipizações ou idealizações perfeccionistas, porque o ser humano é incompleto, é falível, é controverso. Mas, quando se trata de entender a significância da expressão “olhos espelhos da alma” não há erro, porque se trata da essência e essa é o que é. Daí a importância desse olhar. Reside nisso a oportunidade em se errar menos, em se frustrar menos, em se decepcionar menos, em sofrer menos.

Como escreveu José Saramago, “Fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca”, ou seja, “Todas as nossas almas estão escritas nos nossos olhos” (Edmond Rostand – poeta e dramaturgo francês). Diante disso, queiramos ou não aceitar, o fato é que “Nós lemos emoções nos rostos, lemos os sinais climáticos nas nuvens, lemos o chão, lemos o Mundo, lemos a Vida. Tudo pode ser página. Depende da intenção da descoberta do nosso olhar” (Mia Couto – “E se Obama fosse Africano? ”). Por isso, olhe mais, olhe sempre, olhe com atenção, olhe com isenção, ... olhe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.