quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Sob a ameaça da poluição invisível


Sob a ameaça da poluição invisível

 

Por Alessandra Leles Rocha

 

Em tempos de tanto negacionismo, de tanto descaso com a Ciência, as respostas contra tudo isso parecem mais e mais contundentes e irrefutáveis, obrigando as pessoas a reverem seus pontos de vista. Foi pensando a respeito desse movimento em curso que decidi propor uma reflexão, tomando como ponto de partida a notícia publicada ontem, pelos veículos de informação e comunicação, a respeito da contaminação por mercúrio na região Amazônica brasileira.

Como já era esperado, a recorrente e extensiva garimpagem ilegal no rio Madeira vem deixando, há mais de uma década, um rastro de contaminação por mercúrio no local. “Um laudo da Polícia Federal atestou que ribeirinhos estão consumindo água e/ou alimentos contaminados e concentrando o metal pesado nos seus tecidos”, o que significa que há “contaminação por mercúrio até 3 vezes superior ao limite máximo considerado como ‘admissível’ pela Organização Mundial da Saúde (OMS)” 1.

Bem, a questão em torno desses resultados extrapola a si mesma, porque não se resume aos prejuízos diretos à saúde pública. Não, ela levanta outras camadas de análise e reflexão que, quase sempre, passam despercebidas pela sociedade e são responsáveis por explicar uma série de acontecimentos marcantes no cotidiano de diferentes países.

Quem assistiu ao filme “Erin Brockovich – Uma mulher de talento” (2000) 2, deve se lembrar de que a história foi baseada em fatos reais, envolvendo a descoberta de vários casos de contaminação de água por cromo hexavalente (Cromo VI), o que se transformou em um dos mais importantes litígios indenizatórios dos EUA. A empresa, que usava o referido metal no seu processo industrial, omitiu a informação a respeito dessa prática aos moradores da cidade onde estava localizada e centenas deles não só ficaram severamente doentes; mas, morreram sem assistência.

Mais recentemente, outra produção do cinema resgatou o velho problema mundial da contaminação por mercúrio. “Minamata” (2020) 3, também baseado em fatos reais, conta a história de como o mundo ficou sabendo dos efeitos do mercúrio, na baía de Minamata, no Japão. Um problema que se desenvolvia desde 1930, quando uma indústria começou a lançar dejetos contaminados por esse metal pesado no mar.

Como a maioria das pessoas só leva em consideração à poluição quando ela é visível e facilmente perceptível no ambiente, tais como embalagens, restos de alimentos, resíduos industriais, o pior passa despercebido. O verdadeiro perigo está na poluição invisível, aquela que transita pela água, pelo ar, pelo solo, sem que ninguém detecte a sua presença até alcançar os organismos vivos e potencializar prejuízos incalculáveis. Dessa forma, como exemplificado através desses filmes, o hábito recorrente de tratar sintomas, muitas vezes comuns a diversas patologias, cria uma abstenção em torno de investigações mais aprofundadas que sejam realmente capazes de apontar a verdadeira causa das doenças.

Isso é muito sério porque permite que o indivíduo permaneça em contato com o gatilho da doença, retroalimentando o processo patológico, criando um ciclo de agravamento que pode, inclusive, levar a óbito. Não é à toa, que no campo da Patologia, especialidade médica dedicada ao estudo das doenças e alterações provocadas por estas em nível macro e microscópico no organismo, há uma subárea dedicada ao estudo das doenças causadas pelos contaminantes e/ou poluentes ambientais, denominada Patologia Ambiental. Aliás, é ela quem traz, por exemplo, as respostas em torno de situações envolvendo metais pesados, tais como o chumbo (Pb), o mercúrio (Hg), o cromo (Cr), o cádmio (Cd), o níquel (Ni).

Porém, contrariando a importância e a necessidade de elucidação completa dos fatos, na maioria das vezes o que acontece é que uma análise voltada para a Patologia Ambiental não é realizada. Seja por falta de interesse ou conhecimento do paciente ou, até mesmo, do profissional de saúde. Seja pela ausência de médicos legistas ou laboratórios especializados no assunto. Seja por eventuais custos desse tipo de procedimento. Enfim, são muitas as razões que podem fornecer algum tipo de explicação a respeito dessa negligência.

O fato é que na rotina do cotidiano as ocorrências médicas acabam tratadas na perspectiva dos sintomas mais visíveis, mais comuns, mais frequentes, sem responder objetivamente o que levou ao surgimento daquele quadro específico.  No caso do mercúrio, por exemplo, os sintomas agudos confundem pela semelhança com diversas causas, pois se referem a falta de ar, febre e calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, fraqueza, visão embaçada.

De modo que correm o risco de serem tratadas de maneira paliativa e sem qualquer contenção de contato com o agente causador, propiciando o chamado efeito biocumulativo. Isso significa que as quantidades do contaminante passam a acumular nos tecidos e órgãos de maneira indiscriminada e contínua sem que haja a possibilidade de metabolização pelo organismo, provocando efeitos nocivos e potencialmente letais. Nas contaminações por mercúrio, isso representa a manifestação de alterações graves no sistema nervoso central, rins e pulmões.

O desconhecimento a respeito conduz a uma situação que não há melhora dos sintomas clínicos. Muito pelo contrário, eles só se agravam. Porque as pessoas estão expostas continuamente ao agente poluidor, através das mais diferentes vias de contaminação. Então, elas acabam sendo tratadas de doenças, as quais elas não têm, porque o diagnóstico se deu de maneira incorreta, imprecisa e/ou inconsistente. Tanto os serviços de saúde pública quanto privada, então, acabam gastando recursos em tratamentos erráticos e não cumprindo o seu papel efetivo.

Nesse caso, por exemplo, esses ribeirinhos dependem da água dos rios e da Floresta Amazônica para o desenvolvimento de suas atividades laborais e de sobrevivência; mas, diante da gravidade da contaminação é fundamental e urgente a criação de alternativas para atendê-los nas suas demandas. Dentro desse contexto, não basta romper o efeito biocumulativo, sem oferecer-lhes atendimento médico específico, a fim de tratar-lhes as sequelas e intercorrências já constituídas. Isso impõe, também, a necessidade de instituir uma rede de apoio, no que diz respeito a uma educação sanitária e ambiental, que se não for adequadamente contemplada pode não repercutir satisfatoriamente nos demais resultados esperados. Isso quer dizer que são muitos os vieses a serem considerados nesse tipo de situação.

Portanto, preste atenção: “Uma vez é acidente, duas é coincidência, e três é ação do inimigo” (Ian Fleming – escritor inglês). Isso explica que não é à toa que “A mais perigosa criação no mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder” (Malcom X – político norte-americano). Por trás das violações ao meio ambiente, que comprometem a sustentabilidade e o equilíbrio global, estão sim, inimigos que acreditam não terem nada a perder, porque têm aquilo que julgam ser essencial, o dinheiro, o poder. Eles se abstêm de pensar que “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências” (Pablo Neruda – Prêmio Nobel de Literatura de 1971) e por isso, levam a vida repetindo e perpetuando erros imperdoáveis e, muitas vezes, incorrigíveis. Infelizmente, inimigos não entendem que têm a própria vida a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.