sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O Hospital de Clinicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) inaugura a Unidade de AVC (U-AVC)

O Hospital de Clinicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) convida para a inauguração da Unidade de AVC (U-AVC) na próxima quarta-feira, 24 de outubro, às 10h, na própria Unidade. Esta é a coroação de um trabalho multiprofissional em vários níveis iniciado em 2014, com o Núcleo de Implantação de Linhas de Cuidado, e continuamente aperfeiçoado por meio do diálogo entre os setores envolvidos, Regulação Municipal e Estadual, Secretaria de Saúde, SAMU e Corpo de Bombeiros.
A U-AVC localiza-se no Pronto Socorro e conta com cinco leitos: um para trombólise, um para AVC hiperagudo e três de retaguarda. O objetivo é receber os pacientes com suspeita de AVC isquêmico candidatos à trombólise intravenosa, tratamento realizado apenas pelo HC-UFU na rede pública referenciada. Para isso, foi feito um treinamento com as equipes envolvidas e estabelecido um fluxo rápido de contato entre UAIs, UPAs, SAMU e Serviço de Neurologia do HCU-UFU. Tudo para envolver o estabelecimento de uma equipe treinada, multi e interdisciplinar, para o atendimento especializado dos pacientes com AVC –segunda doença que mais mata e a primeira que mais incapacita no Brasil.
Atualmente, o HCU-UFU, por meio da U-AVC, também participa do estudo RESILIENT (Randomization of Endovascular Treatment with Stent-retriever and/or thromboaspiration vs. Best Medical Therapy in Acute Ischemic Stroke due to Large VEssel OcclusioN Trial), um ensaio clínico randomizado de fase III, multicêntrico, aberto, que avaliará se o tratamento endovascular associado ao tratamento clínico padrão é superior ao tratamento clínico padrão sozinho em pacientes com AVC isquêmico devido à oclusão de grandes vasos da circulação anterior randomizados até oito horas do início dos sintomas. O estudo, que é patrocinado pelo Ministério da Saúde, e conta com a participação de 17 centros de AVC, teve início em fevereiro de 2017. O HCU-UFU recebeu a aprovação do CEP em junho de 2018, e desde então várias adequações e melhorias foram feitas para que efetivasse a participação. Em setembro de 18, foi feita a primeira trombectomia no hospital dentro do Estudo, com total sucesso.

Fonte: Assessoria de Comunicação HCU-UFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.