sábado, 14 de outubro de 2017

Semana do Conhecimento começa na próxima segunda-feira - 'Matemática está em tudo' é o tema da conferência de abertura

Quarta-feira, 11 de outubro 2017, às 11h08
De 16 a 20 deste mês, o maior evento acadêmico anual da UFMG vai mobilizar alunos de graduação e do ensino médio, docentes e servidores técnico-administrativos, em torno de dezenas de atividades, em Belo Horizonte e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA). O evento foi precedido por seminário sobre iniciação científica júnior e pela primeira fase de exposição dos trabalhos de pesquisa e extensão nas unidades acadêmicas.
A programação da 26ª Semana do Conhecimento da UFMG terá conferências, palestras, mesas-redondas, jornadas e uma extensa agenda cultural. O evento será aberto às 9h da próxima segunda-feira, 16, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, com a mesa Matemática, diversidade, conhecimento, que remete ao tema A Matemática está em tudo, adotado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Evento que ocorre em todo o país, de 23 a 29 deste mês, a SNCT faz alusão ao Biênio da Matemática 2017-2018.
Na mesa de abertura, o professor Bernardo Lima, do Departamento de Matemática, fará a palestra Percolação: problemas fáceis de enunciar e difíceis de resolver!, e o escritor Jacques Fux vai propor ao público uma viagem pelo mundo das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções, aludindo a escritores, matemáticos, poetas e sonhadores, como Jorge Luis Borges, Georges Perec e Ítalo Calvino.
No campus regional de Montes Claros, serão realizadas, no dia 16, as palestras A Matemática está em tudo, com o professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pela manhã, e Física mais que divertida, com Eduardo de Campos Valadares, da UFMG, à noite. Também no ICA, o evento prossegue até o dia 20.
Também integra a agenda da Semana a conferência Línguas indígenas na América do Sul: uma perspectiva histórica para a diversificação linguística e o declínio recente, proferida pelo professor Lyle Campbell, da Universidade do Havaí (EUA). O evento, que compõe a série UFMG 90 anos: desafios contemporâneos, será realizado no dia 18, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 19h.
Além da programação organizada pelas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa, Extensão, Assuntos Estudantis e Recursos Humanos – com seminários e apresentação de quase três mil trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio –, a agenda da 26ª Semana do Conhecimento inclui atividades organizadas pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e pelas unidades acadêmicas. Em alguns eventos, a participação pode render créditos.
Coordenada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), a programação artística da Semana será aberta no dia 16 às 12h30, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com o espetáculo DiversIDADES, do Grupo Sarandeiros, em comemoração aos 90 anos da Universidade. As atividades culturais prosseguem até o dia 20, em diferentes ambientes do campus – auditório e gramado da Reitoria, piso térreo do Instituto de Ciências Biológicas e saguão da Faculdade de Ciências Econômicas. A programação pode ser consultada no site do evento. [...]

Mais informações em https://ufmg.br/comunicacao/noticias/26-semana-do-conhecimento-comeca-na-proxima-segunda-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.