domingo, 1 de outubro de 2017

"O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente". Estatuto do Idoso

ONU celebra Dia Internacional das Pessoas Idosas destacando talentos

Entrando no Futuro: Descobrindo talentos, contribuições e participação das pessoas idosas na sociedade é o tema deste ano; mundo tem 700 milhões de habitantes com mais de 60 anos; até 2050, serão 2 bilhões.


Monica Grayley, da ONU News em Nova Iorque.

Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos e consideradas idosas. Pela primeira vez, haverá mais cidadãos na terceira idade que crianças vivendo no planeta.
A previsão é do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa. Neste 1º de outubro, a ONU celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas destacando os talentos e a contribuição que elas aportam para sociedades.

Discriminação
Sob o tema: Entrando no Futuro: Descobrindo talentos, contribuições e participação das pessoas idosas na sociedade, a organização chama à atenção para problemas como a discriminação a cidadãos na terceira idade.
De acordo com a ONU, ações discriminatórias limitam a atuação dos idosos em locais de trabalho, na área da saúde impactando, de forma negativa, o bem-estar desses cidadãos.
Este ano, o Dia Internacional pretende ressaltar como possibilitar e expandir os direitos, preferências e atuação dos idosos. E como eles podem ajudar a implementar a Agenda
2030 e o Plano Internacional de Ação de Madri sobre o Envelhecimento.
As Nações Unidas estimam que o envelhecimento populacional se dará com mais rapidez em países em desenvolvimento e, em maior número na Ásia, tendo a África o maior crescimento proporcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.