sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA INÉDITA DE ANTÔNIO POTEIRO NO MUSEU CORREIOS

Exposição com obras nunca vistas pelo público homenageia um dos maiores artistas do país.


Museu Correios apresenta a exposição inédita Poteiro Por Inteiro, de 08 de dezembro de 2016 a 08 de fevereiro de 2017, com curadoria de Enock Sacramento. A mostra esteve em cartaz em São Paulo e chega à capital federal apresentando pinturas e esculturas nunca exibidas ao público do artista Antonio Poteiro, produzidas entre 1960 e 2010, ano de seu falecimento. Na abertura da exposição, dia 08 de dezembro, haverá visita guiada com o curador e lançamento do catálogo da exposição, às 19h. A mostra é gratuita e tem patrocínio dos Correios e do Governo Federal.
A exposição é composta por 5 esculturas e 30 pinturas de Antonio Poteiro. O artista, que completaria 101 anos em 2016, é um dos artistas brasileiros de maior repercussão dentro e fora do país, notadamente no domínio da arte naïf, popular, ingênua, ínsita, na qual se firmou, em seus últimos anos de vida, como o número 1 no Brasil.
Poteiro era um verdadeiro artista, ou seja, um criador. Inventava personagens e narrativas. Criou figuras tais como a Rainha das Tartarugas e o Rei do Pão. Para Ferreira Gullar, “tudo na obra de Antonio Poteiro tem um sentido ligado à história do povo, suas aflições e seus sonhos de felicidade”.
 A exposição “Poteiro por Inteiro” visa resgatar e levar ao público uma síntese do universo pictórico e escultórico do artista. Para o curador da mostra, Enock Sacramento, “a pintura que Antônio Poteiro nos legou é de uma inventividade extraordinária, difícil de encontrar na plástica brasileira. Sobre um fundo chapado, ele geralmente dispõe árvores, flores, animais, figuras humanas, isoladas ou em grupos. Há uma orquestração de azuis, amarelos, vermelhos, verdes e de outras cores que, combinadas, definem o universo pictórico poteiriano. Suas esculturas cerâmicas são de uma riqueza formal e volumétrica encantadoras. Sua arte agrada a leigos e eruditos”.

Sobre o artista:
Antônio Batista de Souza, conhecido como Antônio Poteiro, foi ceramista e pintor. Nasceu em 10 de outubro de 1925, na Aldeia de Santa Cristina da Pousa, em Portugal. Participou duas vezes da Bienal Internacional de São Paulo (1981 e 1991), da Biennalle Internazionale NAÏF, Cittá di Como, Itália (1976) e da V Bienalle Internazionale NAÏFS, entre Fiera e Lombardia, Itália (1980), da III Bienal de Havana, Cuba (1989), da III Bienal de Artes de Goiás (1993) e da Bienal Naïfs do Brasil, SESC Piracicaba (1994). Recebeu numerosos prêmios entre eles o de Melhor Escultor Nacional, da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA, em 1985. Em 1997 foi destacado com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, Brasil. Faleceu no dia 8 de junho de 2010 na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás.
  
Serviço:
 Exposição “Poteiro por Inteiro”
 Abertura lançamento do catálogo e visita guiada com o curador: 08/12, às 19h.
Local: Museu Correios
Horário: terça a sexta, das 10 às 19h. Sábados e domingos, das 14h às 18h.
 Local: Museu Correios - SCS quadra 4, bloco A, 256, - Asa Sul, Brasília - DF, 70304-915.
Visitação: 09 de dezembro de 2016 a 08 de fevereiro de 2017.
Informações: (61) 2141-9276
Classificação: Livre para todos os públicos | Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada Franca | Acesso para pessoas com deficiência
Realização: Instituto Antonio Poteiro
Patrocínio: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.