quinta-feira, 10 de março de 2016

UFMG: Caed abre seleção para curso sobre dislexia


O Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed) recebe, até 21 de março, inscrições para seleção do curso de extensão Dislexia: causas e consequências.

O curso, gratuito e ministrado a distância, tem duração de 60 horas, distribuídas em três unidades: definição da dislexia como transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a linguagem; desenvolvimento da leitura e da escrita dos disléxicos; dificuldades envolvidas na aprendizagem dessas habilidades e nos distúrbios que podem ocorrer com a dislexia.

São ofertadas 150 vagas para estudantes de graduação em Pedagogia, 150 para professores do ensino fundamental e 20 para outros profissionais que atuam na educação básica.

Segundo Ângela Pinheiro, coordenadora do curso e professora do Departamento de Psicologia da Fafich, a iniciativa é importante na medida em que sensibiliza as autoridades da área da educação sobre a necessidade de capacitar os professores para lidarem com o problema, que alcança de 10% a 15% da população mundial.

“Uma das grandes contribuições do curso é mostrar que as pessoas são diferentes e aprendem de forma diferente e que a dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem da leitura. Isso significa que, nos disléxicos, habilidades como ler e soletrar se encontram isoladamente comprometidas. Tirando essa dificuldade, são pessoas perfeitamente hábeis”, afirma.

Inscrições
Para se candidatar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível na página do Caed e enviar, anexada e em formato PDF, a documentação listada pelo edital de seleção. O resultado será divulgado a partir de 28 de março, e as aulas têm início previsto para 4 de abril.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail tatiana.dislexiabrasil@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.