terça-feira, 1 de março de 2016

“Estremeceu a Justiça; viveu no Trabalho; e não perdeu o Ideal”. Rui Barbosa (1849 – 1923)

Rui Barbosa é um dos personagens mais conhecidos da história do Brasil. Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembleia Legislativa da Corte Imperial. Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi por duas vezes, candidato à Presidência da República. Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional. A casa em que viveu de 1895 a 1923, ano de sua morte, foi adquirida em 1924, com todo o seu acervo pelo governo brasileiro. Desde 1930, é o Museu Casa de Rui Barbosa, que conserva os móveis e objetos da família, a biblioteca de Rui e sua extensa produção intelectual, reunida em arquivos. Cabe à Fundação Casa de Rui Barbosa administrar esse patrimônio, além de promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono. Você encontra aqui diversas informações sobre Rui Barbosa: principais fatos de sua vida, seleção de seus textos, a coleção que reúne a sua produção intelectual, as Obras Completas de Rui Barbosa, oferecidas integralmente em versão digital. Em outras seções do site, você pode conhecer a casa onde ele morou, seus livros e documentos; consultar pesquisas desenvolvidas sobre o patrono, artigos de sua autoria e sobre ele e encomendar publicações relacionadas a ele. O site oferece também um conjunto de informações sobre Rui Barbosa especialmente preparadas para as crianças. (Fonte: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=2)

Saiba mais:
 

Assista em http://www.bcc.org.br/filme/detalhe/002487?platform=hootsuite  o curta-metragem sobre os funerais de Rui Barbosa em 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.