segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Exposição “O legado de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil” é prorrogada


 

Em exibição no Espaço do Conhecimento UFMG desde 3 de dezembro de 2015,  a Exposição “O legado de Martim Afonso e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil” foi prorrogada e continuará no museu até o dia 3 de abril.
 

Ocupando o 2° andar do Espaço do Conhecimento, a exposição levanta questões sobre o papel do explorador português, a importância histórica atribuída à sua passagem pelo Brasil e a administração da colônia feita pelo casal, instigando a reflexão sobre as construções sociais, mitos e verdades que permeiam os personagens envolvidos.  As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 17h, e às quintas-feiras, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.

 

O grande destaque da mostra é o testamento do casal, datado de 1533, doado ao Acervo de Obras Raras da UFMG em 1971. O documento, um dos poucos exemplares manuscritos da coleção da Galeria Brasiliana, trata das disposições finais de um dos primeiros exploradores e capitães donatários do Brasil e de Dona Ana Pimentel, que também participou da colonização do país depois que seu marido foi transferido para a Índia para ocupar o cargo de vice-rei.

 

Saiba mais aqui. 

 

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

 

Informações

Exposição “O legado de Martim Afonso de Sousa e Dona Ana Pimentel na formação do Brasil”

Data: até 3 de abril

Local: Segundo andar do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários.

Fonte: Tamira Marinho - Espaço do Conhecimento UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.