sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Casa do Saber SP / A Crise Econômica Global

A inserção brasileira

 O curso trata da natureza da crise financeira que se iniciou em 2008 nos EUA e suas consequências recentes para o mercado de trabalho e para a sociedade americana, uma vez que a crise afeta diretamente os valores morais que serviram de base para a fundação dos EUA como nação. Com isso, é possível entender as relações de interdependência entre a economia americana e a economia chinesa, bem como o planejamento e o sucesso das reformas econômicas implementadas em 1978 com Deng Xiaoping e a atual desacelaração econômica da China.
Além disso, ao discutir como a crise que se inicia nos EUA em 2008 vai influenciar negativamente o projeto de constituição de uma Europa única, os encontros tratam das causas da crise do Euro e suas repercussões para a crise do chamado “estado de bem estar social europeu”. Serão enfatizados aqui principalmente a crise social dos países ao sul da Europa, como a Grécia, a Espanha, a Itália e Portugal, bem como o problema das recentes ondas de migrações vindas da África e do Oriente Médio. Na última aula, valendo-se de uma perspectiva de longo prazo, será analisada a inserção da economia brasileira no mundo globalizado, o processo de desindustrialização e os aspectos sociais e políticos da crise recente.
Início: 19/02/2016
Duração: 4 encontros
Dias: Sextas-Feiras
Horário: das 20h às 22h
Valor: 4x de R$170,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.