quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

UFMG: Programação do Festival de Verão inclui ciclo de palestras para refletir sobre tempo e memória

De 1º a 3 fevereiro, o Festival de Verão 2016 sediará Ciclo de Palestras sobre a temática desta edição, Tempo e memória.

Serão seis palestras, todas gratuitas e ministradas por professores da UFMG. As atividades serão realizadas pela manhã, das 10h às 12h (duas por dia, sequenciais), no miniauditório do Conservatório UFMG, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Não é necessário fazer inscrição prévia: a participação é livre, sujeita à lotação do espaço.

No dia 1º, Marcella Guimarães Assis, professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG, falará sobre O envelhecimento e o tempo. No mesmo dia, o professor Sebastião de Pádua, do Departamento de Física, vai discutir O tempo na visão da física, ocasião em que abordará questões como a relatividade e a ideia de tempo no contexto da física quântica.

Na terça, Alfredo Gontijo de Oliveira, também do Departamento de Física, ministra palestra com o tema O que é o tempo e algumas incursões na memória, em que discutirá as diferentes noções de tempo, como a biológica, a social, a psicológica, a física e a cosmológica.

Na sequência, o médico Leonardo Cruz de Souza, professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG, seguirá abordando o tema Tempo e memória. Em sua palestra, ele discutirá a relação entre a percepção do tempo e o funcionamento da memória na perspectiva neurocientífica. Um dos aspectos de sua abordagem é a Doença de Alzheimer.

Na quarta, dia 3, Glaura Lucas, do Departamento de Teoria Geral da Música, e Leda Maria Martins, da Faculdade de Letras, vão ministrar palestras sobre a percepção do tempo e da memória no contexto das artes corporais. Em sua palestra Música e tempo no Reinado do Rosário, Glaura Lucas falará sobre a tradição mineira do congado na festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Em Imagens e coreografias do tempo espiralar, por sua vez, Leda Maria Martins vai apresentar uma experiência de construção de memória por meio das coreografias e imagens do tempo espiralar, no âmbito das corporeidades e performances negras.

O Ciclo de Palestras do Festival de Verão estreou na edição de 2015 com o objetivo de incluir na programação do Festival uma amostra da produção científica da Universidade. Outras informações podem ser obtidas com a Diretoria de Ação Cultural, pelo e-mail festivalveraoufmg@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-6410.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acredito que todo comentário é o resultado da disposição de ler um texto até o final, ou seja, de uma maneira completa e atenta, a fim de extrair algo de bom, de interessante, de reflexivo, e, até quem sabe, de útil. Sendo assim, meus sinceros agradecimentos pelo tempo dedicado ao meu texto e por suas palavras.